Luiz Gonzaga é tema de oficina de teatro na Funarte SP

'A casa de farinha do Gonzagão' inspira oficina na Funarte SP. Foto: Alécio Cezar/Divulgação

Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita O teatro na obra do Gonzagão, promovida pela Companhia Teatro da Investigação (CTI), no Complexo Cultural Funarte São Paulo, de 28 de maio a 1º de junho de 2014. Com esta atividade a CTI, que desde 2003 dedica-se à pesquisa de experimentação cênica e dramatúrgica com foco em elementos humanos da cultura brasileira, propõe o compartilhamento do processo de criação da peça-baile A casa de farinha do Gonzagão.

Os trabalhos da oficina O teatro na obra do Gonzagão envolvem uma abordagem mista de teatro, música e dança, e utilizam como material, nos experimentos cênicos, as músicas de Luiz Gonzaga. No encerramento da atividade, dia 1º de junho, haverá a apresentação, também gratuita, da peça-baile A casa de farinha do Gonzagão. O espetáculo é a mais recente criação do grupo, e estreou em 2013 em homenagem ao centenário de nascimento do rei do baião. A montagem se divide em três partes, sem interrupção: o baile Saudando o sertão, em que o elenco recebe o público com bebida, comida e dança; a peça teatral, que transporta personagens das músicas de Luiz Gonzaga para uma casa de farinha – a cozinha do sertão -, onde eles contam seus “causos” e suas vidas; e O forró de Mané Víto, um arrasta-pé ao vivo ao som de Luiz Gonzaga.

Ao longo de seus dez anos de existência, a Cia Teatro da Investigação realizou 16 espetáculos, participou de festivais como a Mostra de Dramaturgia do Arena, o Festival de Curitiba 2011, o III Festival de Cenas Cômicas do Espaço Parlapatões 2009, a 2ª Mostra Cena Breve Curitiba 2006 e a I Mostra de Dramaturgia Contemporânea do Teatro do Centro da Terra 2005. A companhia, na definição de seus integrantes, “põe em ação o homem e a mulher comum do Brasil e busca captar com humor e profundidade a alma do seu povo”.

Oficina: O teatro na obra do Gonzagão
De 28 de maio a 1º de junho | Quarta a domingo, das 15h às 18h

Vagas: 20
Público-alvo: interessados em geral
Inscrições:aqui
Gratuita

Peça-baile: A casa de farinha do Gonzagão
1º de junho | Domingo, 18h

Dramaturgia e direção: Edu Brisa | Elenco: Cris Camilo, Flávio Pessoa, Geovane Fermac, Juliana Crifes, Mariá Guedes, Natália Baviera | Músicos: Camila Borges, Danuza Novaes, Beto Bellinati, Thapióca | Direção musical: Carol Guimaris, Camila Borges | Figurinos: Ana Cristina Ramos | Cenário: Edu Brisa, Geovane Fermac | Vídeos: Kraftman, Tally Campos Salva, TV Uno
Duração: 80min | Recomendação etária: livre
Gratuita 

Sala Arquimedes Ribeiro do Complexo Cultural Funarte São Paulo. alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177
Mais informações: www.acasadefarinhadogonzagao.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *