A figura humana é o tema principal da exposição Pintura e Desenho, que Augusto Rocha, Jean Richard Cardoso de Oliveira e Ricardo Woo abrem neste sábado, 26 de julho de 2014, às 19h, na Galeria Mario Schenberg do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Para esta mostra na Funarte, os três artistas reuniram cerca de 60 trabalhos inéditos, que utilizam técnicas variadas.
Ricardo Woo apresenta pinturas em acrílico sobre tela e desenhos a carvão e giz sobre papel, executadas entre 2013 e 2014 tomando por base o corpo humano, a partir de modelos vivos. Augusto Rocha traz 15 pinturas a óleo com espátula, também feitas diante de modelos vivos. Já as pinturas e desenhos de Jean Richard percorrem sete anos de trabalho e mesclam figura humana e abstratos, em carvão, grafite, pastel ecoline, óleo e guache.
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU- USP) e com mestrado em Artes M.A. na New York University, Ricardo Woo é o idealizador e realizador do Atelier Dragão Baiano (BA). Segundo ele, as várias frentes que abrangem seu trabalho podem ser divididas em: No Desenho & Dança; Na Escultura & Cerâmica, e Pintura. O artista realizou exposições no Rio de Janeiro e São Paulo (MAM, MAC-USP, Pinacoteca SP, Paço das Artes, MIS), e em galerias e museus em Nova Iorque, Taipei, Munique, Los Angeles, Viena e Veneza.
Jean Richard Cardoso de Oliveira nasceu no interior do estado de São Paulo, tem 36 anos e enfatiza em seu trabalho a pintura, o desenho e a cor, dedicando um especial interesse à figura humana e ao que ela pode transmitir como expressão individual. Participou por oito anos do Ateliê Observatório Figurale, e tem feito viagens para travar contato com a arte barroca e colonial do Brasil. Já foi palestrante em eventos da Pinacoteca do Estado e da Universidade Estácio Radial, e expositor na mostra coletiva do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo Arte para Todos, no ano de 2012. Atualmente escreve um tratado sobre a pintura e desenho, com foco na compreensão dos aspectos únicos de cada arte.
Augusto Rocha estudou desenho na Sociedade Bunka Kyokai, gravura no Atelier Paulo Menten, da Bienal de São Paulo, e na Associação Paulista de Belas Artes (APBA), com Bruno Oliveira. Estudou, ainda, Design de Interiores e de Comunicação no Instituto de Arte IADÊ, pintura na APBA, com Fábio Haibara, e cerâmica e joalheria no Atelier Século XXX. Na Alemanha, participou de cursos de pintura com Mario Gotting e com Dagmar Bauch. Manteve, durante anos, o Atelier de Cerâmica Terra Dourada, com o artista Geraldo Magela. É também cenógrafo e figurinista, e um dos
fundadores do Grupo de Artistas Independentes – ARTIBIRIÇÁ.
Exposição: Pintura e Desenho
De 27 de julho a 24 de agosto | Segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 14h às 21h (ou até o início dos espetáculos)
Abertura: 26 de julho, às 19h
Com: Augusto Rocha, Jean Richard Cardoso de Oliveira e Ricardo Woo
Gratuita
Galeria Mario Schenberg do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3662-5177