O projeto Paschoalito Apresenta: Bonecos no Teatro Duse traz à Casa Funarte Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa, Rio de Janeiro, espetáculos, exposições, oficinas e palestras. Todos são relacionados às técnicas de teatro de bonecos e demais linguagens teatrais de animação. a programação é gratuita. As montagens são realizadas todo fim-de semana, no Teatro Duse, sempre às 11h. O projeto foi contemplado pela Funarte no edital de ocupação do espaço, em 2014.
Nos dias 23 e 24 de agosto, sábado e domingo, estará em cartaz a montagem Folclore, festas e mitos. No espetáculo, os bonecos representam os principais personagens da mitologia popular brasileira. Já no fim de semana seguinte. No dia 29, sexta, às 15h, será realizado o workshop Manipulando Objetos – Módulo I. Na atividade, serão ensinadas técnicas de teatro de animação com objetos – uma das modalidades incluídas no conjunto das linguagens de manipulação de títeres. Nos dias 30 e 31, Branca de Neve e os Sete Anões subirão ao palco, em versão adaptada para teatro de fantoches (bonecos de mão).
Sobre a iniciativa
O projeto de ocupação inclui 63 montagens teatrais, 21 oficinas, dois workshops, e três palestras com nomes importantes do teatro de animação; um encontro Nacional com palestrantes renomados, sete apresentações de vídeos – o Cine pipoca e Guaraná – e três exposições. A ideia central da ação é trazer vários grupos, que ofereçam ao público montagens de técnicas e estilos os mais variados e divulguem suas histórias e experiências, para estimular a cultura deste gênero de arte. O nome do projeto é inspirado no boneco que é mascote da iniciativa, o Paschoalito.
Um dos objetivos da iniciativa é trazer para o público grupos e artistas da nova geração e suas ideias, ao mesmo tempo mostrar o que já foi realizado pelso grandes precursores dessa linguagem no Brasil. “Eles possibilitaram a abertura para que os novos artistas estejam hoje neste teatro”, reflete Jorge Abreu, produtor do projeto.
A Funarte destina o Teatro Duse ao teatro de animação, bonecos e linguagens afins, através de editais públicos. A programação atual, aberta no início do mês de maio, trouxe, até julho, sete oficinas, que qualificaram 138 pessoas. Estão em processo de realização os seguintes cursos: Oficina de Máscaras – Ultimo Módulo – Pintura; Oficina de Fantoche – Tema: Palhaços; Oficina de Pássaros com Papel; e Oficina de Boneco de Fio.
Os espetáculos do projeto receberam, no período de maio a julho, 1.507, pessoas. O teatro Funarte Duse tem 50 lugares.
Paschoalito Apresenta: Bonecos no Teatro Duse
Projeto contemplado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, no Edital de Ocupação do Teatro Duse / 2014
Próximas atrações
AGOSTO
Dias 23 e 24, sábado e domingo, às 11h
Espetáculo de bonecos
Folclore, festas e mitos
Realização: Fanfarra Produções. Roteiro e Música: Heleno Hauer. Arranjos: Marcelo Neves. Artesãos em espuma: Marcelo Horácio e Tom do Tuiutí. Painéis: Josias e Alenílson. Atores manipuladores: Caio Julio e Diogo Borges. Figurinos: Lígia Medeiros. Trilha sonora, sonoplastia e mixagem: Heleno Hauer
Duração 45 minutos
Leia mais sobre os realizadores em: http://www.fanfarraproducoes.com.br/
Dia 29, sexta-feira, às 15h
Workshop
Manipulando Objetos – Módulo I
Dias 30 e 31, sábado e domingo, às 11h
Branca de Neve e os Sete Anões
Espetáculo de fantoches
Branca de Neve e os sete anões
Realização: Papavento Teatro de Bonecos.
Direção Geral: Cristiana Lacerda. Manipulação dos bonecos: Marian Lacerda Sarraf e Juliana Figueiredo
Leia mais sobre os realizadores em: http://papaventobonecos.com.br/
Teatro Funarte Duse – Casa Paschoal Carlos Magno
Rua Hermenegildo de Barros, 161 – Santa Teresa, Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3233-1306
Realização: Centro de Artes Cênicas/Funarte
ceacen@funarte.gov.br