Solo de Cristian Duarte está na programação de ‘Âmbargris’

Cristian Duarte faz espetáculo solo em SP. Foto: Carol Mendonça

De 5 a 7 de setembro de 2014 (sexta a domingo), a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP vai hospedar o solo de dança contemporânea Hot 100 – The Hot One Hundred Choreographers, do bailarino e coreógrafo Cristian Duarte.

Criado originalmente para o 15º Cultura Inglesa Festival, em 2011, o espetáculo busca inspiração na obra de um pintor britânico, Peter Davies. Trata-se do acrílico sobre tela The Hot One Hundred (1997), text-painting (pintura onde um texto aborda a arte) em que Davies lista nominalmente os cem artistas de sua preferência. Peter Davies nasceu na Escócia, em 1970.

Cristian Duarte transporta a ideia do pintor escocês para o ambiente da dança, com a colaboração do bailarino, ator e produtor Rodrigo Andreolli. Com Hot 100 – The Hot One Hundred Choreographers, eles dialogam com a tela britânica ao estabelecer uma dança-lista reunindo uma centena de coreógrafos e espetáculos que são referência na trajetória artística de Duarte.

A criação se orienta, ainda, pelos estudos de Umberto Eco, no livro A vertigem das listas. Cristian Duarte frisa que seu espetáculo não é a representação de trechos de trabalhos de outros artistas, mas um recorte onde não há lugares fixos e que solicita, sempre, os ‘etcéteras’ gerados pela fragmentação de um ranking. “Busquei defender a legitimidade dos hots pela coerência e integridade em relação às minhas experiências, memórias, percepção e olhar enquanto artista da dança hoje”, avisa.

Hot 100 – The Hot One Hundred Choreographers está sendo trazido à Sala Renée Gumiel pelo projeto Âmbargris – Ocupação Cercos Choreográficos, selecionado por edital público da Funarte em 2014. Em 2011, o espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), como melhor criação em dança. Para saber quem e quais são os “hot 100” que compõem a performance, acesse www.lote24hs.net/hot100

Sobre Cristian Duarte: O coreógrafo e bailarino Cristian Duarte é formado em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Mackenzie – Faculdade de Comunicação e Artes/São Paulo (1997). Desde 1994 dedica-se a projetos e criações em dança contemporânea. Foi colaborador do Estúdio e Cia. Nova Dança (1995-2000). Em 2002 graduou-se na P.A.R.T.S. (Performing Arts, Research and Training Studios), escola dirigida pela coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker (Bélgica). Desde então tem realizado seus próprios projetos e colaborado com artistas entre Brasil e Europa. Duarte já participou de diversos festivais internacionais, como na Áustria, Holanda, Bélgica, França, Portugal e Brasil. Dentre os prêmios que recebeu, está o Bonnie Bird Choreography Award (Londres), APCA 1999 pelo solo “Pressa”, APCA 2003 pelo solo “Alta Necessidade” e APCA 2008 pela atuação da DESABA (uma articulação colaborativa realizada em parceria com Thelma Bonavita entre 2007 e 2011). Em parceria com Paz Rojo (Madri), facilita, coordena e produz o campo de trabalho APT? (a piece…together?).

Projeto Âmbargris – Cercos Choreográficos
Contemplado por edital de ocupação da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo

Espetáculo: Hot 100 – The Hot One Hundred Choreographers
Dias 5, 6 e 7 de setembro | Sexta e sábado, 20h30, domingo, 19h30

Proposição, criação e performance: Cristian Duarte | Colaboração e criação: Rodrigo Andreolli | Iluminação: André Boll | Edição da trilha sonora: Tom Monteiro | Design e conceito do site: Cristian Duarte e Rodrigo Andreolli | Webdesign e programação: Roberto Winter | Hot contribuições: Bruno Freire, Júlia Rocha e Tarina Quelho | Figurino: Cristian Duarte | Produção artística: Cristian Duarte e Rodrigo Andreolli | Fotografia: Carolina Mendonça
Duração: 45min | Recomendação etária: livre
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *