IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes chega ao Rio nos dias 24 e 25 de setembro

Com a participação de artistas, gestores e pesquisadores da área cultural, a Fundação Nacional de Artes realiza a quarta edição do Encontro Funarte de Políticas para as Artes. Este ano, os debates acontecem em cinco capitais das cinco regiões do país. A abertura foi no dia 9 de setembro, em Belém (PA). Depois, a programação seguiu para Recife (PE), no dia 11 de setembro; Goiânia (GO), no dia 16; e Curitiba, no dia 18. A próxima etapa será nos dias 24 e 25 de setembro, no Rio de Janeiro.

Realizado desde 2011, o Encontro Funarte de Políticas para as Artes tem por objetivo promover a reflexão e contribuir para a formulação e o aperfeiçoamento das políticas para as artes, além de abrir espaço para a apresentação de trabalhos e práticas bem-sucedidas no setor cultural.

O tema – ‘Diálogos, territórios e conjunturas’ – foi criado a partir dos debates nas edições anteriores do evento. Neles, a Funarte detectou a necessidade de ampliar cada vez mais o campo de discussões e, ao mesmo tempo, aumentar redes de contatos, construindo novas articulações. O Encontro tem parcerias com representações regionais do Ministério da Cultura e da Funarte, e com secretarias estaduais e municipais de Cultura.

Próxima etapa

Rio de Janeiro (RJ)
24 e 25 de setembro, a partir das 10h
Local: Sala Portinari – 2° andar e Sala Deolindo Couto – 5° andar
Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, 16 – Centro)

Acesse aqui a programação completa do Encontro

Veja, abaixo, como foram os debates em Belém (PA) e no Recife (PE)

Belém

A cidade de Belém do Pará recebeu o IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes no dia 9 de setembro, na sede da Representação Regional do Ministério da Cultura. Participaram dos debates o representante regional do MinC na região Sul, Delson Cruz; a diretora do Centro de Programas Integrados da Funarte, Ester Moreira; o presidente do Instituto de Artes do Pará, Fabio Jorge de Sousa; e o artista plástico Maurício Adinolfi, que realizou residência artística na região.
Leia mais


Recife

A importância da integração das ações entre diferentes ministérios e o MinC, sobretudo em relação à formação, à circulação artística e ao reconhecimento das culturas populares, foi um dos principais pontos debatidos na etapa realizada no Recife, no dia 11 de setembro. A mesa de abertura contou com a participação do presidente da Funarte, Guti Fraga; do representante regional substituto do MinC na região Nordeste, Lúcio Rodrigues; do representante da Secretaria de Cultura do Recife, Zezo Oliveira; do coordenador do programa de residências artísticas da Fundação Joaquim Nabuco, Moacir dos Anjos; e da artista Carol Ladeira, que realizou projetos no município de Olinda por meio da Bolsa Interações Estéticas, da Funarte.
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *