Os grupos de dança contemporânea Cia 13, Mulheres do Pêra e Street Son participam nesta quarta-feira, 17 de setembro de 2014, da Primeira Mostra Danças Breves, na Sala Renée Gumiel da Funarte SP. A Mostra, organizada pelo projeto Âmbargris – Cercos Choreográficos, reúne trabalhos de diferentes culturas e momentos históricos, realizados por profissionais, amadores ou estudantes, com duração de no mínimo três e no máximo 15 minutos.
Em 15 minutos, a Cia. 13, de São Paulo, apresenta Um Caminho a Nossa Frente – Primeiros Estudos, obra que usa a linguagem da dança para traduzir uma reflexão sobre o tempo. Esta criação não trata, necessariamente, do tempo cronológico mas, como explica o grupo, também o “subjetivo, individual ou coletivo”, “não sujeito à efemeridade regida pelas leis da física – o tempo que permanece nas sensações”. A direção do espetáculo é de Talita Leme e Maria Clara de Sá.
A programação segue com o vídeo No Meio-Fio, originado pelo encontro entre o grupo Mulheres do Pêra, que há cinco anos se reúne no CEU (Centro Educacional Unificado) Pêra Marmelo, e a artista orientadora Ana Maria Krein. Nesta filmagem, o diálogo de mulheres maduras com jovens e crianças transporta experiências de vida para a experimentação cênica.
A noite de quarta na Renée Gumiel termina com a exibição de Clássico das Ruas, espetáculo criado e interpretado pela Cia. Street Son. Com direção de Duda Moreno, a obra mescla dança urbana e a música erudita, e é definida por seus idealizadores como um “trabalho híbrido, antropofágico, contemporâneo e também ousado, que evidencia novos horizontes artísticos e a quebra de velhos paradigmas classificadores e preconceituosos que relutam em cicatrizar”.
Sobre a Cia. 13: Grupo de pesquisa em Dança Contemporânea, formado durante a graduação em Dança na Universidade Anhembi Morumbi, cujo foco de trabalho reside no estudo dos esforços do Sistema Laban/Bartenieff, aliado ao trabalho de respiração e à investigação da aplicação desses dois teóricos na prática dançante.
Sobre o Mulheres do Pêra: O grupo Mulheres do Pêra, é formado por artistas oriundas do Programa Vocacional Dança da Prefeitura de São Paulo, que realiza os seus encontros no CEU (Centro Educacional Unificado)Pêra Marmelo, no bairro do Jaraguá. Estabelecido há mais de cinco anos, baseia sua pesquisa na dança contemporânea em consonância com as danças, cantigas e serestas que norteiam a cultura popular brasileira.
Sobre a Street Son: A Cia. Street Son surgiu no final de 2011em Perus, bairro periférico da zona noroeste de São Paulo. O grupo iniciou na dança urbana, mas seu olhar se expandiu para novas possibilidades e outros universos, como a dança contemporânea, a dança de salão, as danças populares brasileiras (o coco, o frevo, o maracatu, o cavalo marinho, os batuques e a capoeira) e outras práticas artísticas, como circo, teatro e música, a fim de vivenciar e propor uma arte mais integrada.
Primeira Mostra de Danças Breves
17 de setembro | Quqata, 20h30
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa
Espetáculo: Um Caminho a Nossa Frente – Primeiros Estudos
Com: Cia. 13 | Direção: Talita Leme e Maria Clara de Sá | Concepção: Cia. 13 | Intérpretes: Ana Kelly, Andréia Custódio, Diana Rodrigues, Julia Geron, Maria Clara de Sá, Maysa Tanaka e Talita Leme | Produção: Carolina Gomes
Duração: 15min | Recomendação etária: livre
Videodança: No Meio-Fio
Com: Mulheres do Pêra | Orientação e edição: Ana Maria Krein | Intérpretes-criadores: Adriana Santos, Analu Castro, Janaína Rodrigues, Maria da Silva, Maria Mercês Ribeiro, Rosana Santos, Rosely Fernandes, Umbelina Maria
Duração: 15min | Recomendação etária: livre
Espetáculo: Clássicos das Ruas
Com: Cia. Street Son | Direção: Duda Moreno | Intérpretes-criadores: Igor STS Wilson, Edvan Soares, Marquinhus Oliveira, Carlos Vieira, Yago Street Son , Nico Ariel, Thyaguinho Pereira | Produção: Ga Sanchez | Professor de musicalização: Daniel Ribeiro Rodrigues | Edição da trilha sonora e figurino: Cia. Street Son
Projeto Âmbargris – Cercos Choreográficos
Contemplado pelo Edita de Ocupação da Sala Renée Gumiel em 2014
Mais Informações: aqui