Grupo Êxtase apresenta a coreografia ‘For Sale’, de graça, no Centro e na Zona Sul do Rio, dias 29 e 30 de setembro

Contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, o novo espetáculo do Grupo Êxtase faz quatro apresentações gratuitas no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de setembro. A proposta é levar às ruas uma reflexão sobre o consumismo na sociedade contemporânea através da coreografia ‘For Sale’ (em inglês, à venda), assinada por Fernando Martins. A montagem retrata temas como a busca pelo corpo perfeito, a influência da mídia, a cultura e o entretenimento, a realidade e a ficção. Em cena, estão os bailarinos Cleison Lana, Dalilla Leon, Lidiane Jacinto, Lina Arruda, Maria Júlia Kaiser, Paloma Atanes, Rafael Tiko e Wellington Júlio.

‘For Sale’ será apresentado dia 29 de setembro, às 11h, na Praça General Osório, em Ipanema; e às 16h, no Largo do Machado, na Zona Sul; dia 30 de setembro, o grupo dança às 11h e às 16h30, na Cinelândia, Centro do Rio.

Como afirma o coreógrafo Fernando Martins, indagações não faltaram durante o processo de criação do espetáculo. “É um sistema viciado. Atualmente, o objetivo das pessoas gira em torno do sucesso. Acordamos em busca de um salário para pagar as dívidas, para comprar, e isso está deixando o ser humano mais  individualista e isolado”, destaca. É esse questionamento que ‘For Sale’ leva ao público. O espetáculo marca também o reencontro do Grupo Êxtase com Fernando Martins, que dividiu com Mario Nascimento e Paulo Chamone a montagem de ‘Entre Acasos’, último trabalho do grupo, apresentado no Rio em 2013.

A diretora do Êxtase, Patricia Lima, conta que foram meses de estudos para a montagem do espetáculo. “Eu e o Fernando passamos por um longo processo de imersão, encontros e estudos. Em seguida, apresentamos o conceito de ‘For Sale’ aos bailarinos, para que pudessem pesquisar e encontrar os movimentos em seus corpos. A partir daí, foram outros meses de muita preparação e descobertas. O espetáculo foi criado especialmente para as ruas, com ousadia na utilização de elementos cênicos e de figurinos arrojados”.

Sobre o grupo

O Grupo Êxtase nasceu há 31 anos no Núcleo de Arte e Dança, em Viçosa. Foi fundado por Patrícia Lima, bailarina e coreógrafa formada pela Royal Academy of Dance. “É um dos poucos grupos profissionais constituídos e em atividade na Zona da Mata mineira e está não apenas promovendo a formação de plateia, como também ajudando a despertar talentos ou fomentando a formação de novos grupos. Surgiram vários depois de enxergarem no Êxtase a possibilidade de profissionalização”.

Entre as montagens de sucesso está “O Grande Mentecapto”, que emocionou Fernando Sabino ao assistí-lo por várias vezes. O mesmo aconteceu com “Hilda Furacão”, de Roberto Drummond. Quando a montagem de “Capitães de Areia” excursionou pelo nordeste, Jorge Amado disse à imprensa, muito emocionado, que nunca imaginou que fosse a dança a melhor forma de retratar os personagens por ele criados.

Em 2006, o Núcleo voltou a surpreender com uma montagem para a dança contemporânea da obra teatral “A Caravana da Ilusão”, de Alcione Araújo. O espetáculo marcou o início da profissionalização do Grupo Êxtase, por meio do apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A partir daí, o Êxtase montou e realizou sete turnês com os espetáculos “ A Caravana da Ilusão”, “Alguém atrás e mim”; “Eu de repente o outro” e “Cachorro perdido”, de Mário Nascimento; “Um tom para todos nós” e “7 flores”, de Rosa Antunã, “Por partes” e “Robertos e Carlos”, de Alex Neoral, “Palhaços”, novamente com Rosa Antunã, e “Entre Acasos“, de Mário Nascimento, Fernando Martins e Paulo Chamone. Essas montagens já reuniram um público estimado em mais de 100 mil pessoas. Atualmente, o grupo é composto por oito bailarinos e 3 estagiários, oriundos do Núcleo de Arte e Dança, do Curso de Dança da UFV e dos projetos sociais com os quais desenvolve trabalhos em parceria com as prefeituras e empresas.

Ficha técnica

Direção Geral: Patrícia Lima
Assistentes de Direção: Lidiane Jacinto
Coreografia: Fernando Martins
Trilha Sonora: Dream fish e Fernando Martins
Cenários: Leo  Ceolim
Figurinos: Carolina Sudati
Iluminador: Ari Buccioni
Bailarinos: Cleison Lana, Dalilla Leon, Lidiane Jacinto, Lina Arruda, Maria Júlia Kaiser, Paloma Atanes, Rafael Tiko e Wellington Júlio
Produção Executiva : Patrícia Lima, Marcela Alves
Assessoria de imprensa: Janaína Campos
Assessoria de Imprensa RJ: Mônica Riani

Serviço

Grupo Êxtase de Dança ::  For Sale ::
Coreografia de Fernando Martins

Contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013

Apresentações ao ar livre, de graça:

Rio de Janeiro

29 de setembro

Às 11h, na Praça General Osório, em Ipanema

Às 16h30, no Largo do Machado

30 de setembro

Às 11h, no Largo da Carioca

Às 16h30, na Cinelândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *