O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) anunciaram o resultado dos editais Microprojetos Mais Cultura de Pernambuco e Ceará. Foram selecionadas 307 propostas, sendo 186 do semiárido cearense e 121 do semiárido pernambucano. Os contemplados vão receber, juntos, a verba de R$ 3,3 milhões. O número total de inscritos nos dois estados nordestinos chegou a 885, com 306 municípios participantes.
O objetivo do Microprojetos Mais Cultura é promover a diversidade cultural do semiárido por meio do financiamento não reembolsável de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais da região. As iniciativas contempladas, nas mais diversas linguagens, têm como beneficiários ou proponentes jovens entre 17 e 29 anos. Seis segmentos estão sendo atendidos pela ação: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas.
Ação coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Microprojetos Mais Cultura conta com um investimento total de R$ 13,5 milhões. O projeto é realizado em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), INEC e secretarias de Cultura dos onze estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.