Três palhaças entram em cena para apresentar um show musical, mas a disputa entre elas provoca tanta confusão que o concerto se desconcerta. Nessa história, a música está no ar – e tem direção de Fernando Paz. Mas é o humor do circo tradicional que faz o show em É o Ó, espetáculo criado em 2011 pelo grupo paulistano Cia. do Ó, da Cooperativa Paulista de Teatro.
A peça é voltada a todas as idades de público e estreia na Funarte quinta-feira, 2 de outubro de 2014, dentro do projeto Do Riso ao Choro, da Família Campari. Este grupo mantém até março de 2015, no Complexo Cultural Funarte São Paulo, uma programação selecionada por edital público para ocupar a Sala Carlos Miranda do Complexo. Mas atenção: É o Ó ficará em cartaz só até 30 de outubro (veja abaixo).
Formada apenas por mulheres – Val de Carvalho (palhaça Xaveco Fritza), Luciana Viacava (palhaça Lola Brígida) e Juliana Ferreira (palhaça Katrina) -, a Cia. do Ó surgiu a partir das afinidades artísticas dessas atrizes, vindas de três gerações diferentes e de escolas distintas. Em comum, elas cultivam a paixão pela arte da palhaçaria e o desafio de trazer para o universo feminino os clássicos desta arte circense.
É o Ó estreou em setembro de 2011, na 6a edição do Palhaçaria Paulistana, no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo. Também fez parte da programação das comemorações do Dia do Palhaço no SESC Belenzinho, na capital, e, em março de 2012, foi apresentado no evento Atenção! Palhaços Trabalhando, no SESC Bauru (SP) e na Virada Cultural do estado, em Araraquara (SP). Em setembro do mesmo ano, a peça entrou na programação do Primeiro Festival PalhaçAria, em Recife (PE), e de lá para cá acumula apresentações em espaços da Grande São Paulo e do interior do estado.
Projeto Do Riso ao Choro
Contemplado pelo edital de ocupação da Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte SP em 2014
Espetáculo: É o Ó
Dias 2, 3, 4, 17, 18, 19, 24 25 e 31 de outubro | Quinta, 15h; sextas, 19h30; sábados, 16h e domingo, 16h
Com: Cia do Ó
Direção: Fernando Sampaio | Roteiro: Val de Carvalho | Direção musical: Fernando Paz | Elenco: Juliana Ferreira, Luciana Viacava e Val de Carvalho | Produção: Cia do Ó | Figurino e adereços: Cia do Ó | Cenário: Inês Sacay | Fotos: Lígia Jardim
Duração: 50min | Recomendação etária: livre
Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177
Matéria atualizada dia 24/10, às 18h21