A revista O Menelick 2º Ato promove neste sábado, 11 de outubro de 2014, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Funarte, o debate Raymundo Souza Dantas: Arquivos Desconhecidos de uma História não Revelada. O encontro discutirá, na Sala Arquimedes Ribeiro do Complexo Cultural de São Paulo, aspectos inéditos da trajetória política e intelectual deste escritor, jornalista e diplomata que se tornou o primeiro embaixador negro do Brasil.
Raymundo Souza Dantas nasceu em Estância, no interior de Sergipe, e não teve oportunidade de frequentar a escola regularmente. Alfabetizou-se depois dos 20 anos, publicou mais de uma dezena de livros, trabalhou nas redações de importantes jornais cariocas e se destacou na vida política nacional e internacional. A conversa de sábado contará com a participação especial do filho do embaixador, Roberto Souza Dantas – que viveu na África com a família durante o tempo em que o pai serviu na Embaixada Brasileira em Gana (de 1961 a 1963). Roberto apresentará documentos inéditos do período e arquivos que revelam a trajetória intelectual de Raymundo Souza Dantas. São fotos, cartas, recortes de jornais e condecorações que ajudam, também, a compreender as relações políticas estabelecidas pelo Brasil com o Continente Africano naquela época.
A iniciativa desta roda de conversa dá continuidade ao texto sobre o embaixador negro publicado no último número da revista O Menelick 2º Ato, um projeto editorial índependente que busca pesquisar e valorizar a produção artística e cultural da diáspora africana, especialmente no Brasil. A mediação do debate será feita pelo antropólogo, crítico e curador Alexandre Araújo Bispo.
Roda de Conversa: Raymundo Souza Dantas – Arquivos Desconhecidos de uma História não Revelada
Dia 11 de outubro | Sábado, 16h
Com: Roberto Souza Dantas | Mediação: Alexandre Araújo Bispo
Duração: 120min | Recomendação etária: livre
Entrada franca
Sala Arquimedes Ribeiro do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos. Tel (11) 3662-5177