Contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, ‘Rádio Loquaz’ estreia em Florianópolis

Rádio Loquaz – ZYK 693 Pausas de Se Ouvir, que estreia na quinta, dia 6 de novembro, às 21h, na capital catarinense, comemora os 33 anos do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz, criado em 1981 pelo diretor Isnard Azevedo. O espetáculo fica em cartaz de 6 a 8 e de 28 a 30 de novembro, e aposta na realização de um baile com transmissão radiofônica ao vivo. O rádio é o fio condutor da peça que faz um convite para viver uma experiência, e busca uma celebração com o público. A concepção adota elementos da rádio novela e dos programas jornalísticos. Contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, o projeto quer proporcionar à plateia uma experiência inusitada no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis (SC). A pré-estreia será no dia 5 de novembro, às 21h.

O novo trabalho catalisa a contribuição do grupo à história e ao circuito teatral de Santa Catarina, trazendo nova linguagem, instaurada num processo de criação coletiva. A peça constrói uma dimensão de escuta diferenciada da cena – retira da linguagem do rádio elementos estruturantes para a dramaturgia. A viagem sonora, com um pouco mais de 60 minutos, se dá por diferentes estímulos e qualidades do som, como vozes, música, gravações, o piano e os ruídos. O percurso é preenchido pelo espectador com suas próprias memórias e percepções. A dimensão da escuta compartilhada ainda subsiste na arte teatral: dezenas de pessoas se reúnem em um local e ouvem/vêem juntas um acontecimento. O hábito de ouvir rádio em conjunto e no silêncio ficou no passado. A atriz e cantora Barbara Biscaro foi especialmente convidada para assumir a direção cênica. A coordenação geral é de Sulanger Bavaresco, atriz, diretora e presidente do grupo. No elenco estão Cezar Pizetta, Diana Adada Padilha, Eugênio Menegaz, Giovana Rutkoski, Márcia Krieger, Vilson Rosalino da Silveira e Sérgio Bellozupko.

O Museu da Escola Catarinense, imponente construção do fim do século 19, é o cenário para o baile. Rádio Loquaz – ZYK 693 Pausas de Se Ouvir estabelece com o público relações de duas naturezas: a presencial, com aqueles que assistem ao espetáculo, e a ausente, com os que escutam em casa a transmissão da peça através da internet. Além de resgatar as transmissões com plateia praticadas nas rádios das décadas de 1940 e 50, instaura uma dimensão dupla para os acontecimentos em cena. Os atores e atrizes são vistos e ouvidos, estão materializados para o espectador e são transformados em onda sonora para o ouvinte distante.

Não se trata, segundo Biscaro, de uma reconstituição nostálgica de uma rádio do passado. “É um acontecimento presente, que mistura ficção e realidade para propor uma experiência artística. A memória e a reminiscência são elementos constantemente evocados: as lembranças do grupo se misturam com a ficção criada pelos atores e atrizes; o resgate de vozes que já se foram, como a de Isnard Azevedo e Sylvio Antovani; o desejo de uma celebração da resistência de uma companhia teatral com mais de 30 anos de trajetória. As vozes do passado, sem rosto e sem tempo, se misturam com as vozes do presente.

Ficha técnica:
Autoria: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Direção: Barbara Biscaro
Elenco: Cezar Pizetta, Diana Adada Padilha, Eugênio Menegaz, Giovana Rutkoski, Márcia Krieger, Vilson Rosalino da Silveira e Sérgio Dimas Bellozupko
Preparação vocal e corporal: Barbara Biscaro
Pesquisa musical e trilha: Eugênio Menegaz, Barbara Biscaro e Dimitri Camorlinga
Iluminação: Marco Ribeiro
Cenografia: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Figurinos: Adriana Barreto
Captação/edição de áudio: Dimitri Camorlinga
Play list baile: Julia Maria Bavaresco
Visagismo: Puka Saraiva
Apoio técnico: Maria Zélia Goulart, Magda Scors e Regina Prates
Design gráfico: Mariana Barardi
Ilustrações cartaz: Cezar Pizetta
Fotografia: Cristiano Prim
Coordenação geral: Sulanger Bavaresco
Produção: 5M Técnicas Teatrais
Realização: Funarte e Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Apoio cultural: Diretoria de Difusão Artística – Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Museu da Escola Catarinense (Udesc)

Serviço:
Rádio Loquaz – ZYK 693 Pausas de Se Ouvir
Dias 6, 7, 8, 9, 28/11, às 21h; dias 29 e 30/11, às 20h e 22h

Local: Museu da Escola Catarinense
Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis (SC)
(48) 3225-8658

Ingressos: R$ 20 / R$ 10 (meia) – pelo telefone (48) 9971-3128

Saiba mais
http://odromedarioloquaz.wix.com/grupo-de-teatro

https://www.facebook.com/radioloquazzyk693

Transmissão ao vivo da Rádio Loquaz em: http://odromedarioloquaz.wix.com/grupo-de-teatro

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *