Tadeu di Pietro
Diretor do Cepin
Foram muitas as vezes que, ao longo deste 2009, projetamos, planejamos, sonhamos o Portal das Artes. No início, tudo era apenas uma ideia. O Portal seria a nova ferramenta de comunicação da Funarte para agregar os diversos veículos online da instituição. Um veículo para as artes brasileiras, dedicado à difusão, reflexão, preservação e registro da memória. Uma ferramenta para melhorar a interlocução com os públicos-alvo na prestação de serviços como programas e políticas públicas.
Isso tudo foi projetado e executado ao longo deste ano, à medida que as ideias iam tomando corpo. O objetivo do Portal, que é um desdobramento importante do Projeto Brasil Memória das Artes, é promover a democratização da informação, a acessibilidade, a transparência, a comunicação interinstitucional. O Portal das Artes é uma ferramenta importante de inserção da Funarte na cultura digital.
Tudo isso era parte do plano. Hoje, é parte de uma realidade, que ganha uma nova forma e uma nova parceria importante: o usuário cidadão, o público que trabalha com artes, que pesquisa artes, que preserva as artes, que aprecia as artes. É com este público variado que queremos construir, juntos, o Portal das Artes, que chega à web com grandes ambições. A maior delas, qualificar o uso da rede, oferecendo bons conteúdos, guardados e preservados por dois importantes centros da Funarte para a preservação da memória da cultura brasileira: o Centro de Documentação e Informação em Artes (Cedoc), e o Centro de Conservação e Preservação da Fotografia (CCPF). Através também de conteúdos produzidos pelas áreas da Funarte: circo, teatro, dança, música, literatura, artes visuais, além das Edições. O conteúdo histórico será digitalizado e disponibilizado gradativamente, assim como os livros editados, em versões para download.
Esse Portal também será responsável pela produção de conteúdo, por meio de eventos, seminários, cursos e registro da produção das artes. E fará links com outras entidades e áreas governamentais
Este resultado não seria possível sem a compreensão e a visão de nosssos patrocinadores, Petrobras e Itaú Cultural, e apoio da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), que tiveram a visão de futuro ao apoiar este projeto necessário à arte e à cultura brasileira.
Vamos disponibilizar o Portal das Artes em várias fases. A primeira, oferecendo conteúdos históricos, que além da importância indiscutível, fazem parte da memória afetiva nacional. Na segunda fase, vamos melhorar o gerenciamento e publicação de editais e dos cadastros das diversas áreas de atuação da Funarte. Por fim, vamos nos abrir à interatividade, à colaboração do internauta, do artista, do apreciador das artes em geral, que queira interagir e contribuir com a Funarte. Assim, o Portal das Artes nunca estará pronto, nunca estará concluído, mas estará sempre se aprimorando, em constante evolução.
O Portal das Artes já foi um desejo. Hoje é uma realidade, que ficará cada dia melhor. Vamos sonhar juntos.