A Fundação Nacional de Artes – Funarte lançou, em novembro de 2014, pesquisa inédita sobre residências artísticas no país. A versão digital do Mapeamento de Residências Artísticas no Brasil está disponível nesta página eletrônica da Funarte. No mesmo endereço, também estão disponíveis os dados da pesquisa, acompanhados de mapa interativo das residências. Organizada pelo Centro de Programas Integrados (Cepin) da Funarte, a publicação contém um relatório estatístico detalhado sobre essa modalidade de produção cultural, que vem registrando grande crescimento entre artistas e gestores nos últimos anos.
O Mapeamento de Residências Artísticas no Brasil foi produzido a partir de uma pesquisa de sondagem feita junto ao público que participa de ações da Funarte e demais interessados, por meio de questionário online. A pesquisa foi sistematizada de forma a oferecer informações sobre onde estão localizadas, como funcionam, como se financiam e quem são os envolvidos e beneficiados pelas atividades de residência. Outra preocupação foi conhecer quais os segmentos artísticos contemplados e quais os processos e produtos resultantes das experiências.
A publicação conta, ainda, com artigos de dois pesquisadores: Amilcar Packer, artista visual, curador e um dos responsáveis pelo programa de residências Capacete, realizado no Rio de Janeiro; e Marcos Moraes, docente da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e coordenador do programa de residência da instituição. Os textos oferecem subsídios conceituais e teóricos em torno das residências e suas implicações no contexto cultural e social.
Por fim, o estudo traz entrevistas com gestores de algumas instituições, como o Instituto Sacatar (BA), o circo Crescer e Viver (RJ) e o Lote (SP). O objetivo é conhecer melhor as experiências dessas entidades e ter um melhor entendimento sobre suas áreas de atuação.
Clique aqui para acessar o Mapeamento de Residências Artísticas no Brasil