Até o dia 21 de dezembro, a companhia KHAOS Cênica leva para as ruas de Porto Alegre (RS) o espetáculo O Inspetor Geral, escrito em 1836 pelo ucraniano Nicolai Gógol. A comédia fala de política e destila críticas a toda humanidade em geral – ou “a nós mesmos”. Entretanto, a peça o faz sem as generalizações banais destes termos, com cenas de muito bom humor e em ótimo ritmo.
O argumento é simples e atual: com a notícia da visita que se aproxima do inspetor geral, supervisor de alto escalão das repartições públicas, o pequeno vilarejo e seus principais funcionários entram em pânico. O prefeito, o juiz, o diretor dos hospitais, a diretora das escolas e outras figuras públicas confabulam a melhor forma de receber o visitante – e dissuadi-lo de qualquer inspeção. Surge aí o aproveitador, Ivan Aleksándrovitch Khlestakov, malandro viajante equivocadamente tomado por todos como o tal inspetor. Na confusão do papel e das inspeções não faltam situações hilárias de denúncia aos meandros do poder, à corrupção, à delação, à impunidade e aos favores.
Ficha Técnica
Direção: Carlos Mödinger
Elenco: Daniel Barcellos, Denisson Beretta Gargione, Gina Samanta, João Pedro Decarli, Mateus Frena e Shana Tiele Domingoingues
Trilha: Rodrigo Ferreira
Figurinos: Fabrízio Rodrigues
Produção: Lauren Hartz e Denisson Beretta Gargione
O Inspetor Geral
Companhia KHAOS Cênica, contemplada no Prêmio Funarte Myriam Muniz 2013
Dias, horários e locais
22/11 (sábado), às 16h – Campo Bom
23/11 (domingo), às 17h – Lajeado
06/12 (sábado), às 16h – Alvorada
13/12 (sábado), às 18h – Porto Alegre – Gasômetro
14/12 (domingo), às 17h – Cachoeirinha
20/12 (sábado), às 17h – Montenegro
21/12 (domingo), às 10h30 e 16h– Porto Alegre – Redenção