Neste sábado (22/11), o espetáculo Como Nasce um Santo, do grupo teatral Boca de Cena, será encenado no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju (Sergipe), às 16h. Baseada na vida de João de Camargo, que mais tarde se tornou Nhô João, considerado milagreiro e médico dos pobres, a peça foi contemplada no Prêmio Funarte de Arte Negra. Também haverá apresentação no dia 29/11, às 19h, no Centro Cultural da Cidade de Laranjeiras, em Aracaju.
Com direção de Iradilson Bispo e dramaturgia de Eduardo Moreira, o espetáculo apresenta o surgimento de um santo negro popular no contexto sociocultural e histórico em que viveu, mostrando as condições em que vivia o negro naquela época. As ações cometidas pelo santo eram vistas como ofensas aos católicos cristãos da época, devido ao fato de Nhô João misturar crenças religiosas dos cultos católicos com os africanos. Para ele, entre a África e o Brasil havia um oceano, fazendo-se necessário misturar as coisas. Dessa forma, ele era adepto do sincretismo.
Nhô João foi preso 17 vezes por resistir à prática religiosa em sua igreja. Em 1921, estabeleceu juridicamente a Associação Espírita Bom Jesus do Bonfim da Água Vermelha. Faleceu em 1942, aos 84 anos, e o culto continua até os dias de hoje.
SERVIÇO
Espetáculo ‘Como Nasce Um Santo’
Contemplado no Prêmio Funarte de Arte Negra 2013
Ficha técnica:
Grupo Teatral Boca de Cena
Texto: Eduardo Moreira
Direção Geral: Iradilson Bispo
Elenco: Jonathan Rodrigues, Felipe Mascarello, Gustavo Floriano, Rogério Alves, Patricia Brunet, Anne Samara Torres, Carolen Meneses e Thayres Diniz
Trilha original: Joésia Ramos
Produção Geral: Rogério Alves
Dia 22 de novembro, às 16h
Local: Museu da Gente Sergipana
Av. Ivo do Prado, 398 – Centro, Aracaju – Sergipe
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Entrada gratuita