Projeto Mov_oLA faz curta temporada de ‘OroborO’, em São Paulo

'OroborO', coreografia de Alex Soares, no Teatro J Safra. Foto: Clarissa Lambert

O Mov’oLA, projeto de criação multimídia em dança contemporânea dirigido pelo bailarino, coreógrafo e videomaker Alex Soares, está na cidade de São Paulo (SP) neste fim de semana (de 21 a 23 de novembro) com o espetáculo OroborO. As apresentações da peça, contemplada em 2013 com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, serão no Teatro J Safra, no bairro da Barra Funda.

Com seis bailarinos em cena, OroBorO é uma abordagem artística de aspectos da existência humana, como presença e ausência. A palavra que dá nome à obra tem origem grega e é simbolizada por uma serpente que morde a própria cauda. De forma semelhante, a coreografia de Alex Soares trata de algo cíclico, sem começo e sem fim, como a vida – que cria aproximações entre duas etapas distanciadas no tempo, a infância e a velhice.

“Oroboro” é um palíndromo, uma palavra que pode ser lida de trás para a frente sem perder sua pronúncia”, observa o coreógrafo. O espetáculo estreou em 2013, através do 13º Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo, e tem trilha sonora do contrabaixista Célio Barros. Vídeos ajudam a compor cenário e enredo.

Sobre o Projeto Mov’oLA:: Criado em 2008, sob a direção artística de Alex Soares, e inspirado no conceito das moviolas antigas (máquinas de edição cinematográfica com som agregado), o projeto tem como meta integrar a dança com outros formatos digitais e redes sociais, através da internet, da videodança e das artes visuais. Com o apoio de um núcleo de artistas, associados ou colaboradores, funciona como uma incubadora de projetos e, para fortalecer e agregar novas plateias ao cenário da dança contemporânea, pesquisa permanentemente o surgimento de propostas inéditas.

Espetáculo: OroborO
Dias 21, 22 e 23 de novembro | Sexta, às 21h30; sábado, às 21h e domingo, às 19h

Coreografia e direção: Alex Soares | Assistente de direção: Samuel Kavalerski | Elenco: Paula Sousa, Natacha Takahashi, Caroline Zitto, Ícaro Freire, Samuel Kavalerski, Adilson Junior | Trilha sonora: Célio Barros | Violoncelo: Leonardo Salles | Figurino: Cassiano Grandi | Desenho de luz: Rossana Boccia e Alex Soares | Produção: Marolo Produções e Paula Sousa
Duração: 58min | Recomendação etária: livre
Ingressos: R$20 (meia: R$10)

Teatro J Safra. Rua Josef Kryss, 318, Barra Funda. Tel (11) 3611-3042
(Entre os viadutos Pompeia e Parque Antártica)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *