‘Poeira e Água’ estreia dia 6, no Teatro Cacilda Becker, no Rio

O espetáculo de dança Poeira e Água, da Renato Vieira Companhia de Dança, estreia no dia 6 de dezembro (sábado), às 20h, no Teatro Cacilda Becker, no Rio, em sessão para convidados. A temporada vai de 7 a 21 de dezembro, de quarta a domingo. Contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, a coreografia traduz visões do tempo capturadas de reflexões seculares, da percepção platoniana, passando pela obra de Santo Agostinho e pelo ‘Hong-Fan’, antigo tratado da filosofia chinesa. A tudo isso ainda se somam fatos da vida moderna, embalada à internet, fragmentação e à existência virtual em vitrines eletrônicas sociais.

Parceria entre o coreógrafo e diretor Renato Vieira e o bailarino Bruno Cezario, que também integra o elenco junto aos bailarinos Soraya Bastos, Fabiana Nunes, José Leandro e Tiago Oliveira, o espetáculo investiga as representações simbólicas do tempo oferecendo ao público impressões entre o crítico e o poético em cena.  A trilha sonora, assinada por Bruno Cezario e montada por Nino Carlo, inclui Vivaldi, com Recomposição Contemporânea de Max Richter.

Sobre Renato Vieira
Coreógrafo que se distingue pela multiplicidade. Além da sua companhia, Renato Vieira dirigiu este ano ‘Ter_Alado’, a convite do Balé da Cidade de São Paulo. Um dos precursores da direção de movimento em teatro, em mais de 40 anos de trabalho, já criou obras para a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, para o Teatro Guaíra, para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outros, e está entre os pioneiros na direção de movimento para teatro, cinema e televisão. Foi o responsável pela criação e direção de um dos maiores sucessos do teatro musical no Rio com ‘O Som da Motown’, feito em parceria com o produtor Cláudio Figueira. Dirigiu musicais de sucesso, como ‘Cole Porter – Ele nunca disse que me amava’, ‘Company’, ‘South American Way’, ‘Cristal Bacharach’, ‘Lado a Lado com Sondheim’ e ‘Sassaricando’.

Sobre Bruno Cezario
Bruno Cezario tem 20 anos de carreira profissional. Viveu por sete anos consecutivos trabalhando na Europa, tempo em que conciliou a rotina de mais de 150 apresentações anuais com breves retornos, nas férias, ao Brasil. Vinha, sobretudo, para acompanhar os passos da Renato Vieira Companhia de Dança, na qual estreou em 1994. É considerado um dos principais nomes da dança em sua geração. De 2001 até hoje carimbaram o passaporte de Bruno Cezario o Ballet Du Grand Theatre, em Genebra, Suíça; o Cullberg Ballet, Suécia (foi o escolhido na concorrência de 250 pessoas para uma vaga); o Ballet de L’Opera de Lyon, França; a Companhia Nacional de Dança – NachoDuato, Espanha, da qual foi primeiro bailarino; e o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em que interpretou criações de quase 40 entre os principais coreógrafos da atualidade, no Brasil e no mundo. Nos últimos cinco anos, criou, em parceria com Renato Vieira, os espetáculos ‘Ritornelo’, ‘Boca do Lobo’ e ‘Rizoma’.

FICHA TÉCNICA

Renato Vieira Cia. de Dança
Direção Geral: Renato Vieira
Coreografias: Renato Vieira e Bruno Cezario
Com Bruno Cezario, Soraya Bastos, Fabiana Nunes, José Leandro e Tiago Oliveira
Iluminação: Binho Schaefer
Figurino: Bruno Cezario
Trilha Sonora: Bruno Cezario
Fotos divulgação: Bruno Veiga e Guilherme Licurgo
Produção Executiva: Ana Beatriz Figueiras
Direção de Produção: Camila Vidal

SERVIÇO

Poeira e Água
Espetáculo contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013

Estreia para convidados: 6 de dezembro, sábado, às 20h
Temporada: de 7 a 21 de dezembro
Quarta a sábado, às 20h; domingo, às 19h
Ingresso: R$ 20
Classificação indicativa: livre

Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Largo do Machado – Rio de Janeiro. (Acesso ao palco facilitado para deficientes físicos). Próximo à Estação Largo do Machado do Metrô
Lotação: 177 lugares
Tel.: (21) 2265-9933

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *