Diversidade marca o terceiro sarau ‘Temos Palco’ em SP

Mafê Vieira é 'A diva lixuosa'. Foto: divulgação

Jovens talentos da nova safra de artistas brasileiros fazem espetáculo único nesta segunda-feira, 1º de dezembro de 2014, na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Está começando a terceira edição paulista do sarau Temos Palco.

A partir das 18h30, o palco da Guiomar Novaes vai se iluminar com oito atrações diferentes, nas áreas de literatura, hip-hop, artes visuais e integradas, performance, música, dança e teatro. Entre elas, tem presença confirmada o projeto Ação Ativa, que há sete anos enfrenta a carência e o abandono de comunidades da Grande São Paulo investindo na cultura hip-hop. O grupo começou com apenas duas pessoas, e em pouco tempo ganhou a adesão de MC’s, grafiteiros e artistas de street dance. Hoje, o Ação Ativa conta com estúdio próprio e equipes de produção de som e áudio.

Os holofotes da Guiomar Novaes também recebem, nesta segunda, o grupo Literáfilos, que desde 2011 combina recursos como performance, malabares, acústico, storytelling e multimeios no desenvolvimento de narrativas sempre inéditas a cada edição. Os Literáfilos trazem para o sarau da Funarte uma história interativa e divertida apresentada por um performer acompanhado de música, malabares e vídeoarte.

A noite reserva, ainda, um número especial da atriz Mafê Vieira, A diva lixuosa. Técnicas de comicidade, malabares e ilusionismo participam da cena, que se inspira em uma moradora de rua. A personagem faz descobertas surpreendentes entre seus pertences, e as transforma em brincadeira e magia.

A programação segue com a obra do artista visual e performer Felipe Bittencourt, que trabalha com elementos de encontro entre o sutil e o agressivo. Felipe profissionalizou-se em artes cênicas, enveredou pela dança – trabalhou como palhaço no Circo Bolshoi – e definiu sua trajetória artística depois de ter trabalhado como assistente da atriz performativa Marina Abramovic.

E as boas surpresas da noite não terminam aí. O espetáculo terá o som do DJ Anthorage, a leitura de poemas de Eder, a dança de Françua e a apresentação do grupo teatral Aca’Zo, que mostrará cenas de seu espetáculo Entre – e enfrente seus medos.

Sobre o sarau Temos Palco: O Temos Palco tem como objetivo incentivar vocações artísticas, valorizar novos talentos e abrir espaço para todas as expressões de arte, além de promover intercâmbio cultural. A programação reúne jovens artistas das mais diversas áreas. É realizada de modo descontraído e divertido, para que as pessoas criem uma identidade com esse movimento cultural e se sintam parte dele.

O sarau já teve duas edições em São Paulo e em Brasília e várias edições no Rio. Recife, Belo Horizonte, Manaus e Esteio (RS) também já receberam o evento. As inscrições para as próximas edições estão abertas. Os interessados devem mandar mensagens para os e-mails específicos de cada estado, citados no calendário abaixo.

A ideia do projeto surgiu do encontro de jovens durante o Curto Circuito da Juventude, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Funarte, em março de 2014, em Brasília.

Sarau Temos Palco SP – 3ª edição
Dia 1º de dezembro | Segunda-feira, 18h30
Entrada franca
Duração: cerca de 180 minutos | Recomendação etária: 14 anos

Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP

Próximos eventos:
• Rio de Janeiro (RJ) – 2 de dezembro – Inscrições: temospalcorj@gmail.com
• São Paulo (SP) – 8 de dezembro – Inscrições: temospalcosp@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *