Funarte lança Edições 2009 e Portal das Artes

Em evento realizado no dia 16 de dezembro, no Palácio Gustavo Capanema (RJ), a Fundação Nacional de Artes lançou um conjunto de 24 publicações que abrange temas tão diversos quanto a história do maxixe e a obra de Angel Vianna. Além disso, apresentou ao público o Portal das Artes, nova ferramenta de comunicação do setor cultural. Na mesma ocasião, a Fundação doou às secretarias estaduais de educação da região Sudeste parte de uma coleção de 17 mil violões apreendidos pela Receita Federal e assinou, com a prefeitura de Paty de Alferes, um acordo de cooperação técnica para a recuperação e revitalização da Aldeia de Arcozelo.

Participaram da solenidade o presidente da Funarte, Sérgio Maberti; a diretora executiva da Funarte, Myriam Lewin; o diretor do Centro de Programas Integrados da Funarte, Tadeu Di Pietro; o diretor do Centro da Música, Cacá Machado; o diretor do Centro de Artes Visuais, Ricardo Resende; o diretor do Centro de Artes Cênicas, Marcelo Bones; o representante do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, Adair Rocha; o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Américo Córdoba; o representante do Ministério da Educação no Rio de Janeiro, Cícero Mauro Fialho Rodrigues; a representante do Ministério da Educação em São Paulo, Iara Bernardi; o prefeito de Paty de Alferes, Rachid Elmor; e a superintendente de artes da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Eva Doris.

Estavam presentes ainda representantes das secretarias de Educação do Rio, de São Paulo e do Espírito Santo, integrantes de diversas escolas públicas do Rio de Janeiro, além de servidores, escritores, pesquisadores e membros da classe artística.

Em seu discurso, Sérgio Mamberti comemorou as conquistas realizadas pela Funarte este ano. “Tivemos que trabalhar pela reinvenção da Funarte. E eu acho que conseguimos resultados palpáveis. Fizemos isso coletivamente, com a participação da sociedade civil e de todas as secretarias e instituições vinculadas ao MinC”, afirmou. “O Portal tem um papel simbólico neste momento, pois vai colocar a Funarte ao alcance do público. A publicação desses livros também é muito importante para o desenvolvimento das artes no país”.

Portal das Artes

O Portal das Artes integra todos os ambientes on-line da Funarte e vai além da simples cobertura institucional. Ao acessá-lo, o internauta pode realizar inscrições para participar dos projetos da Fundação, adquirir informações atualizadas no Mapa dos Teatros do Brasil e pesquisar a programação dos espaços culturais da instituição no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Patrocinado pela Petrobras e o Banco Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Portal também coloca ao alcance do público notícias culturais, livros para download e novos itens de acervo digitalizados pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica e o Centro de Documentação da Funarte.

Tadeu Di Pietro ressaltou durante o evento que o Portal das Artes foi criado como uma ferramenta de comunicação e integração para quem pensa, produz, preserva e consome arte. “Esse Portal congrega informações sobre todas as áreas de atuação da Funarte. Queremos, por meio dele, entrar em sintonia com a vida cultural brasileira”, diz. “Hoje, estamos dando o ponto de partida nesse projeto. Em breve, faremos dele um espaço interativo. Dessa forma, seu processo de construção nunca terá fim e dependerá de todos”.

Edições Funarte 2009

Com uma lista de autores que vai de Villa-Lobos a Augusto Boal, de Roberto Pereira a Vianninha, as Edições Funarte 2009 formam, em conjunto, um pequeno inventário da cultura brasileira. Os temas das publicações também se destacam. Estrelas como Ankito, Angel Vianna e Cildo Meireles tiveram suas vidas e obras registradas e analisadas. Elementos fundamentais da cultura popular, como o choro, o maxixe e o carnaval, foram investigados, assim como a história do nosso teatro e do nosso circo. Das áreas de dança e artes visuais, chegam às prateleiras coletâneas de textos da crítica especializada. Por fim, foram reeditados cadernos técnicos que trazem preciosas informações sobre cenotécnica, iluminação, arquitetura cênica e preservação fotográfica.

O diretor do Centro de Programas Integrados antecipou que os títulos serão gradualmente digitalizados e disponibilizados, gratuitamente, no Portal das Artes. “Eu sou um entusiasta da tecnologia, mas nós não deixaremos também de publicar livros em seu suporte físico. A Funarte vem se empenhando em fazer com que a área de Edições seja ainda mais atuante”, explica Di Pietro.
>> Veja a lista das Edições Funarte 2009

Música nas Escolas

A Funarte recebeu em novembro uma doação, avaliada em mais de R$ 6 milhões, de 17 mil violões e 7 mil aparelhos de DVD, feita pela Receita Federal. O material doado havia sido importado ilegalmente da China e apreendido no porto seco de Varginha, no sul de Minas Gerais. A carga foi repassada às secretarias estaduais de Educação, que farão a distribuição dentro de seus estados.

A notícia chega no momento em que a Funarte lidera, junto ao MEC, uma corrida contra o tempo para discutir a regulamentação do ensino de música nas escolas. A Lei 11.769, sancionada recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determina que o ensino da música seja implantado até janeiro de 2012 e gera uma enorme demanda por profissionais e infra-estrutura – demanda esta que a doação desses instrumentos ajuda a atender.

Recuperação e revitalização da aldeia de Arcozelo

Na cerimônia, Mamberti ressaltou a importância da Aldeia de Arcozelo, um centro cultural nascido, em 1965, do sonho de Paschoal Carlos Magno, um dos homens de maior relevância do teatro brasileiro. E disse que a idéia é transformar o local em um grande centro de aprendizado e capacitação técnica na área das artes. Além da Funarte e da Prefeitura de Paty de Alferes, o convênio para recuperar o espaço conta com parcerias da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ/MEC).

“No ano que vem vamos conseguir dar um grande passo. Queremos que a Aldeia de Arcozelo seja um grande polo de desenvolvimento para toda aquela região”, disse. O presidente da Funarte recordou, ainda, que a Aldeia de Arcozelo tem sua importância no calendário de eventos de artes cênicas. Este ano, por exemplo, recebeu o Festival de Teatro Amador do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj) e o Festival de Teatro de Rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *