Fita/Corpo é um espetáculo de dança contemporânea que tem como proposta a interlocução entre esta linguagem e as artes visuais. Na obra, o ambiente e o performer são pensados como corpos, em que se realizam escrituras sobre eles, usando como meio para esse procedimento fitas adesivas e/ou esparadrapos. Dessa forma, os corpos servem de suporte para as escrituras, com isso, criando-se uma narrativa visual imagética a partir desse processo.
Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013, o espetáculo tem apresentações nos dias 10 a 14 e 17 a 21 de dezembro, às 19h30, no Centro de Manaus (AM).
O trabalho é continuação da investigação do Projeto Cênica Corporal Uma, coordenado por Francisco Rider, em que o corpo serve de suporte para materiais de natureza diversos: caixas de papelões, blocos de concretos, balas de frutas, copos esmaltados, entre outros.
Paralelamente ao espetáculo, haverá uma mostra fotográfica e debates entre convidados e o público.
Ficha técnica:
Artistas colaboradores na construção da obra: Ana Carolina Souza, Damares D’Arc, Fabiano Barros, Francisco Rider da Silva.
Assessoria plástica visual: Fabiano Barros
Projeto de luz: Marilucy Gomes Martins
Paisagem sonora: Denni Sales
Fotografia: João Paulo Machado
Fita/Corpo
Temporada:
Dias: 10 a 14 e 17 a 21 de dezembro, às 19h30
Local: O Lugar Uma
Rua Joaquim Nabuco, 1436 – Centro
Manaus (AM)
Classificação indicativa: 16 anos
Ingresso: R$ 10 (inteira); R$ 5 (meia /estudantes e artistas)
*Dia 10 será servido ao público presente degustação: biscoitos à moda do Lugar Uma De Artes.
Ações agregadas às apresentações:
De 10 a 21 de dezembro
Mostra Fotográfica
19h: Mostra de fotografia: O Workshop – Geografias Manauaras, de João Paulo Machado. De 10, 12, 13, 19 e 20 de dezembro
Diálogos
A proposta é um espaço para reflexões, entre moderadores convidados e o público, a partir do espetáculo Fita/Corpo.
12 de dezembro
Diálogos com Ecila Mabelini (Professora Mestre em Comunicação e Semiótica – pela PUC-SP) e o público. Ação após a performance.
13 de dezembro
Diálogos com Otoni Mesquita (Doutor em História – Universidade Federal Fluminense. Professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)). Ação após a performance.
19 de dezembro
Diálogos com Mirna Feitoza (Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Professora da UFAM, no Departamento de Comunicação Social. Organizou com Lúcia Santaella o livro Mapa do Jogo). A diversidade cultural dos games, vencedor do Prêmio Jabuti (3º lugar). Ação após a performance.
20 de dezembro
Diálogos com Francisco Cardoso. Educador, diretor teatral, ator, dramaturgo, artista plástico, folclorista e carnavalesco. Dirigiu o Corpo de Dança do Teatro Amazonas e ajudou a fundar a Federação de Teatro do Amazonas (Fetam). Entre os trabalhos que merecem destaque do diretor está o “Joana D´agua”, que ganhou menção honrosa no festival de teatro de São José do Rio Preto, em São Paulo. Ação após a performance.