Mais cinco shows gratuitos encerram programação musical da Funarte no Rio em 2014

A Fundação Nacional de Artes – Funarte encerra a programação do projeto Música no Pátio do Capanema em 2014, com shows ao ar livre, em homenagens a Milton Nascimento, Guinga, Tom Jobim, Pixinguinha, Dorival Caymmi e Altay Veloso, de 15 a 19 de dezembro, das 12h30 às 13h30, no térreo do Palácio Gustavo Capanema, no Centro da cidade.

No projeto, iniciado em outubro, a Funarte reúne pianistas consagrados, que convidam outros músicos para as apresentações gratuitas, em homenagem a grandes compositores, de segunda a sexta-feira, sempre no mesmo horário.

Na segunda, dia 15, Eduardo Faria (Piano) convida André Vasconcellos (baixo) e Dedé Silva (bateria), para homenagem a Milton Nascimento. Na terça (16), o pianista Marcos Nimrichter, o baixista Jefferson Lescowich e o baterista Rafael Barata prestam um tributo ao compositor Altay Veloso. Quarta, dia 17, Claudio Dauelsberg convida Ney Conceição (baixo) e Pascoal Meirelles (bateria), para lembrar Tom Jobim e Pixinguinha. Na quinta (18), Nélson Freitas (piano), Alvaro Di Azevedo (tuba) e Emerson Costa homenageiam Dorival Caymmi. Na sexta, dia 19, o pianista Antônio Guerra faz o encerramento da programação 2014, convidando Antônio Neves (bateria) e Chico Oliveira (baixo), para um show em louvor a Guinga.

Sobre o Música no Pátio do Capanema

“Além de contar com um poderoso conjunto de expressões musicais, das mais reconhecidas no mundo, o Brasil é um celeiro de grandes músicos – reflexo desta riqueza. A meta do projeto Música no Pátio do Capanema é expor essa arte em pleno passeio público”, explica Claudio Guimarães, coordenador de Música Popular da Funarte. O programa tem como objetivos difundir a diversidade instrumental brasileira e contribuir para a formação de público. “A Funarte chama a atenção para essa cativante música e para seus intérpretes. A exposição deles num local público também reflete a ausência da música instrumental nas programações culturais; a falta de espaços físicos para essa linguagem; e a necessidade de sua melhor e maior difusão”, conclui Claudio. A programação prossegue até 19 de dezembro, sempre no mesmo horário, das 12h30 às 13h30.

Os shows

2ª – 15/12 – Eduardo Faria convida André Vasconcellos (baixo) e Dede Silva (bateria). Homenageado: Milton Nascimento

Eduardo Farias é um jovem pianista, multi – instrumentista, considerado uma revelação da nova safra da música brasileira. É um dos mais requisitados instrumentistas brasileiros na atualidade. Atua também como professor, produtor musical, arranjador e orquestrador. Recentemente acompanhou o guitarrista Frank Gambale (Chick Corea) em turnê pelo Brasil e, no ano de 2014 foi convidado por Leo Gandelman para gravar em duo o disco Música de Fronteira – que está sendo lançado, em turnê do músico pelo país. No show, o trio toca cinco músicas conhecidas de Milton Nascimento, além de peças de Moacir Santos, Chico Buarque, Leo Gandelman, Davi Feldman e João Donato.

3ª – 16/12 – Marcos Nimrichter convida Jefferson Lescowich (baixo) e Rafael Barata (bateria). Homenageado: Altay Veloso

Marcos Nimrichter é pianista, acordeonista, compositor, arranjador, produtor musical, apresentador de TV e professor. É graduado em piano e composição na Escola de Música da UFRJ, onde lecionou piano e harmonia convidado. Ao longo de consagrada carreira, vem participando de shows e de CDs e DVDs com artistas do primeiro escalão brasileiro e internacional, com Milton Nascimento, Chico Buarque, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Cassia Eller, Winton Marsalis, Al Jarreau, Michel Legrand e Stanley Jordan. Apresentou e dirigiu, por três anos consecutivos(2009 – 2011), o programa Estúdio 66, do Canal Brasil, onde recebia convidados para improvisações musicais – dentre eles João Bosco, Caetano Veloso e Ed Motta, além dos melhores instrumentistas do país. Destaca-se, nos últimos anos, como solista convidado à frente de orquestras, como a OSB, Osesp e Sinfonia Brasil. Com esta última, sob direção de Norton Morozowicz, gravou o Concerto para acordeon e orquestra de cordas, de Radamés Gnattali. Lançou os cds “Marcos Nimrichter”(2003), e “Radamés em Companhia”(2005), “Radamés Gnattali – 100 Anos”, com o Novo Quinteto (2006) e o DVD/CD “Querência”.
No repertório, Marcos Nimrichter e convidados apresentam cinco músicas de Altay Veloso; e obras de Gustav Holst, Jorge Aragão e Neguinho da Beija-Flor, além de duas peças do próprio pianista.
Mais informações: www.marcosnimrichter.com

4ª – 17/12 – Claudio Dauelsberg convida Ney Conceição (baixo) e Pascoal Meirelles (bateria). Homenageados: Tom Jobim e Pixinguinha

Claudio Dauelsberg é um pianista, arranjador e compositor que atua entre o popular e o erudito. Domina a interpretação e a improvisação. Já se apresentou ao lado de grandes nomes como Plácido Domingo, Bob Mintzer, Bireli Lagrene, Chick Corea, Hermeto Pascoal, Toninho Horta e muitos outros. Sempre ligado às vanguarda da música instrumental brasileira, Claudio é responsável por expressivos movimentos nesse gênero, como o PianOrquestra, indicado ao Prêmio da Música Brasileira 2014. O projeto explora os elementos étnicos e as raízes brasileiras, no qual o piano, tocado por cinco músicos ao mesmo tempo, se transforme numa pequena orquestra. Os espetáculos de Dauelsberg têm performances virtuosismo e refinamento musical, com conceitos diversificados, com diferentes formações: solo, duo, trio e quarteto. Entre os 9 CDs que gravou destacam-se o “Paisagens Brasileiras”, gravado ao vivo no Montreaux Jazz Festival, “Bach” com Orquestra de Moscow, “Ventos do Norte”, “Duo Fênix” entre outros. Participa ativamente de festivais: Vancouver Jazz Festival, Nordland Music Festival, Sofia Jazz Festival, Belfast Festival, entre outros. É doutor em Música pela UNIRIO, onde leciona, é mestre em Performance – Piano pela UFRJ, e tem especialização em Arranjo, Composição, Novas Linguagens Tecnológicas Aplicadas à Música, pela Berklee College of Music – Boston.
No show, o trio toca clássicos da MPB de Pixinguinha e Tom Jobim; uma música de João Bosco; quatro obras autorais de Dauelsberg; além de Prole do Bebê, de Villa Lobos.

5ª – 18/12 – Nelson Freitas convida Alvaro Di Azevedo (tuba) e Emerson Costa (saxofone e flauta). Homenageado: Dorival Caymmi

“Eu vou pra Maracangalha”, diz uma das canções mais conhecidas e eternizada na voz grave de Dorival Caymmi. Em suas músicas, o compositor retrata as belezas naturais da Bahia, sua cultura e seus personagens, tendo o mar como sua maior inspiração. Homenageando os cem anos do mestre o Trio Itapuã, com sua formação inusitada – Nelson Freitas (piano), Emerson Costa (sax e flauta) e Alvaro Di Azevedo (tuba) – vem apresentar algumas das obras mais conhecidas deste autor; e de obras de outros compositores, como o próprio Nelson Freitas, Geraldo Pereira, Luzia de Mendonça, Moacir Santos e Flavinho do Império; além de Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos.

6ª – 19/12 – Antônio Guerra convida Antônio Neves (bateria) e Chico Oliveira (baixo). Homenageado: Guinga

O compositor e pianista Antonio Guerra atua no cenário musical mesclando muitas vertentes artísticas. Com uma trajetória divida entre a música de concerto e popular, Antônio expressa, através de suas composições, espontaneidade pela improvisação e elaboração em seus arranjos e composições. Seu trabalho autoral começou no Grupo Zanzibar, quando se apresentou na 1ª Mostra de Música livre, em 2010. Hoje, após inúmeras apresentações, como no festival Nova Música, no Teatro Laura Alvim, produz seu primeiro disco, a ser lançado, no ano que vem. Em 2010, atuou como pianista e ator no filme As Mãos de meu Filho, executando obras clássicas. No mesmo ano, tornou-se bacharel em Arranjo na UniRio, onde ganhou bolsa de estudos na Örebro Universitet (Suécia, onde, em 2011, aprofundou-se em composição e improviso. A partir 2012, integrou o grupo Bondesom, se apresentando pelos principais festivais de jazz da cidade como o CopaFest e o Leblon Jazz Festival. Neste mesmo ano, deu início à turnê com a cantora e compositora Mart’nália, lançando o disco Não Tente Compreender, realizando diversos shows pelo Brasil e pelo mundo entre 2012 e 2014. Este ano, também participou na gravação de três discos : como pianista, no CD novo de Rodrigo Lessa, como pianista e compositor; no disco Bondesom Três; e no seu primeiro CD autoral, como pianista, compositor e arranjador, com participações de Mart’nália, Ricardo Silveira, Kiko Horta, Bernardo Ramos e Eduardo Neves. Recentemente dividiu palco com a diva Elza Soares, como pianista no show Ëlza canta Lupcínio” no Teatro Rival no Rio de Janeiro.
Além de músicas de Guinga, homenageado no shw, o Antonio Guerra Trio toca músicas autorais de Antonio.

Música no Pátio do Capanema

Programação Semana de 15 a 19/12/2014

Segunda – dia 15/12 – Eduardo Faria convida André Vasconcellos (baixo) e Dede Silva (bateria). Homenageado: Milton Nascimento

Terça – dia 16/12 – Marcos Nimrichter convida Jefferson Lescowich (baixo) e Rafael Barata (bateria). Homenageado: Altay Veloso

Quarta – dia 17/12 – Claudio Dauelsberg convida Ney Conceição (baixo) e Pascoal Meirelles (bateria). Homenageados: Tom Jobim e Pixinguinha

Quinta – dia 18/12 – Nelson Freitas convida Alvaro Di Azevedo (tuba) e Emerson Costa (saxofone e flauta). Homenageado: Dorival Caymmi

Sexta – dia 19/12 – Antônio Guerra convida Antônio Neves (bateria) e Chico Oliveira (baixo). Homenageado: Guinga

Música no Pátio do Capanema
De segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30
GRÁTIS

Palácio Gustavo Capanema
Esquina das Ruas Graça Aranha e Araújo Porto Alegre
Rua da Imprensa, nº 16 – térreo – área externa – Tels. (21)2279 8104 / 2279 8087
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte/ Centro da Música

_________________________

Mais informações ao público
Centro da Música/Funarte
cemus@funarte.gov.br
Tel. (21) 2279 8001

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação/Funarte
ascomfunarte@funarte.gov.br
(21) 2279 8056 | 2279 8065