A bailarina, coreógrafa e atriz francesa Renée Gumiel, morta em 2006, aos 92 anos de idade, na cidade de São Paulo, recebe nestas quinta e sexta-feiras, 29 e 30 de janeiro de 2015, uma homenagem em forma de espetáculo. A obra é de Daniel Kairoz, coreógrafo do Terreyro Coreográfico e do Teatro Oficina Uzyna Uzona, onde Renée também atuou.
As apresentações acontecem na sala que recebe o nome da artista, no Complexo Cultural Funarte São Paulo, e é parte da programação do Projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico, selecionado por edital público da Fundação em 2014.
Segundo Kairoz, o trabalho – que leva o nome de Coreografia XII – “é um chamado a essa força da Renée (…), a deixá-la coreografar as substâncias em jogo, no sentido de um acontecimento de libração da força do nome”.
Renée Gumiel chegou ao Brasil em 1957, com a missão de introduzir a dança moderna no país, e só deixou o trabalho no Teatro Oficina nos poucos dias em que esteve internada, vítima de uma pneumonia fatal. Coreografia XIII tem dança e escultura de Daniel Fagundes.
Kairoz antecipa, também, que seu trabalho “opera com algumas substâncias específicas – a luz, a dança, o coro, o som, a lama negra, o mel, o ouro – que estruturam todo o acontecer da peça”.
Projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico
Selecionado por edital público da Funarte em 2014
Espetáculo: Coreografia XIII – Homenagem a Renée Gumiel
Dias 29 e 30 de janeiro | Quinta e sexta, às 20h30
Coreografia: Daniel Kairoz | Dança e escultura: Daniel Fagundes | Substâncias coreografantes espaço e luz: Fagus | Assistência e operação de luz: Clara Rubim | Coro convidado: Karen Keppe, Joana Ferraz,
Carolina Castanho, Joana Egypto, Romulo Alexis,
Renata Roman, Glaucia Rebouças, Alan Scherk, Beatriz Aranha Coelho
Duração: 60min| Recomendação etária: 16 anos
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa
Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP