Ateliê397 conduz ciclo de encontros sobre artes visuais

O projeto Circuito independente: aproximações possíveis entre Belém e São Paulo, do Ateliê397, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª edição, contará com um ciclo de encontros nos dias 17, 18 e 19 de março, nos bairros Campina, Reduto e Cidade Velha, em Belém (PA). Com participação dos gestores dos espaços onde serão sediados, os eventos serão realizados na Associação Fotoativa, no Gotazkaen e no Atelier do Porto e terá apoio do Ministério da Cultura.

Os encontros vão abordar tópicos fundamentais para o funcionamento de um espaço independente de arte, como a criação e a manutenção de uma programação experimental, a construção de canais efetivos de comunicação com seu público, as estratégias de financiamento, entre outros. O objetivo é aproximar pessoas que tenham experiência ou interesse em trabalhar com o circuito independente de criação ligado às artes visuais, ou seja, artistas, curadores, críticos de arte e pensadores, e instaurar um espaço de diálogo, promovendo um debate qualificado.

A iniciativa visa, também, consolidar uma rede de trocas entre espaços localizados em regiões distantes geograficamente e ampliar o contato entre as cidades de Belém e São Paulo, fortalecendo a programação independente e experimental, as parcerias e a circulação da produção artística entre essas localidades.

Nos cinco anos de atuação à frente do espaço, os gestores do Ateliê397, Thais Rivitti e Marcelo Amorim, vêm realizando atividades que apontam para o fortalecimento da atuação dos independentes no circuito das artes. A exposição “Espaços independentes: a alma é o segredo do negócio”, na Funarte-SP (2013), onde foram realizadas ações conjuntas com diversos espaços independentes da cidade de São Paulo, e a publicação do livro pioneiro “Espaços independentes” (2010), são exemplos de ações concretas que visam à articulação entre os atores dessa promissora cena independente no Brasil.

Serviço:

Ciclo de encontros “Circuito independente: aproximações entre Belém e São Paulo”
Projeto contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª edição

Dias 17, 18 e 19 de março, às 19h
Programação gratuita
, aberta a todos os interessados
Não é necessária a inscrição prévia

PROGRAMAÇÃOMesa: “Independência e experimentalismo: a emergência de espaços de arte no Brasil
Local: Associação Fotoativa
Praça das Mercês, 19 – Campina, Belém – PA
Data: 17 de março, 19h (terça-feira)
Thais Rivitti fala sobre as curadorias do Ateliê 397 e como são direcionadas as ações do espaço como um todo

Mesa: “Campanhas: comunicação e provocação
Local:  Gotazkaen
Travessa Rui Barbosa, 543 – Reduto, Belém – PA
Data: 18 de março, 19h(quarta-feira)
Marcelo Amorim fala sobre a comunicação do Ateliê 397

Mesa: “Gestão sem orçamento
Local:  Atelier do PortoTravessa do Gurupá, 104 – Cidade Velha, Belém – PA
Data: 19 de março, 19h (quinta-feira)
Rodrigo Grasso fala sobre gestão de espaços independentes e modos de sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *