Premiado pela Funarte inaugura exposição em BH

Volta ao Mundo: O Apanhador de Grãos é uma exposição individual (mostra monográfica) inédita, que reúne um conjunto de 70 obras, entre desenhos, gravuras, pinturas, objetos, fotografias, instalações e esculturas, realizado pelo artista cearense Luiz Hermano, com curadoria de Ricardo Resende, de 15 de maio a 28 de junho de 2015, na Funarte MG, em Belo Horizonte.

O recorte de obras apresentadas evidencia o percurso criativo de 35 anos de trabalho do artista, desde seus primeiros desenhos até as esculturas de hoje, e exige a exploração da percepção visual, auditiva, além do uso dos demais sentidos e da capacidade de estabelecer relações.

Para Luiz, “o fazer artístico está incorporado no ser que transpira sua própria obra”. Ele transmite às obras sua experiência pelas viagens ao redor do mundo, conhecendo novas civilizações e o dia a dia dessas sociedades. São estas as questões que estão na sua poética.

Hermano borda com arame, fio de cobre e usa pedras coloridas, capacitores, resistores, utensílios de cozinha, brinquedos e uma infinidade de coisas e matérias que pesquisa e adquire nos comércios e feiras do mundo afora. “Tudo pode se tornar parte das suas insólitas, engraçadas e estranhas engenhocas. Fazem parte do mundo encantado e sensorial em que habita o artista a cosmologia do que o cerca trazida da memória vivida no interior do Ceará e que transborda em suas esculturas e instalações. É esta memória a sua matéria artística mais preciosa que, por suas mãos, transforma-se em uma espécie de “poeira cósmica” que se espalha pelo espaço da exposição em formas disformes, em “bordados” que brilham, em desenhos de sonhos”, explica o curador Ricardo Resende.

“Imaginar é a faculdade que está na base de toda a sua obra. Uma peça dá caminho para outra ou forma uma família de trabalhos, que também pode desencadear em outra série de esculturas. Luiz Hermano transita de um material a outro fazendo, tecendo, amarrando, amassando, ajuntando. É o fazer artístico que nasce antes nas próprias mãos do artista”, completa.

Além da exposição, o projeto prevê a realização de um seminário com o artista e o curador, ações educativas para o público e produção de um catálogo com texto crítico e imagens do seu trabalho, contribuindo para a expansão do alcance do projeto e para a formação de plateia para as artes visuais.

Luiz Hermano – Artista

www.luizhermano.com.br
Escultor, gravador, desenhista, pintor. No início dos anos 70, estuda filosofia em Fortaleza. Realizou suas individuais no MASP-USP, na Galeria Debret, Paris, França, no The Brazilian American Cultural Institute, Washington, USA, Na Embaixada do Brasil, em Berlim, Alemanha, na Pinacoteca do Estado em São Paulo. Suas obras têm circulado pelo Brasil em mostras coletivas como a mais recente no ano de 2014, do Prêmio Marcantonio Vilaça do Sesi Senai, no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro.

Ricardo Resende – Curador

É mestre em História da Arte pela USP. Trabalhou no MAC/USP e MAM como curador. Foi diretor do MAC do Centro Cultural Dragão do Mar e diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte/Minc. Em 2011, foi curador das mostras Sob o Peso dos Meus Amores, Leonilson, no Itaú Cultural e Sérvulo Esmeraldo, na Pinacoteca. Ainda em 2011, foi o curador geral do Arte Pará, em Belém. Foi o diretor geral do Centro Cultural São Paulo. Atualmente é Curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea.

Serviço

Volta ao Mundo
O Apanhador de Grãos
Luiz Hermano

Abertura ao público: quinta, 14 de maio, das 19h às 22h

Exposição de 15 de maio a 28 de junho de 2015

Quarta a domingo, das 11h às 21h

Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@luizhermano.com.br

Funarte MG
Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte – MG

Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *