Capela traz ‘Sangue Novo’ à Sala Guiomar Novaes (SP)

Sábado, 16, show de Capela na Guiomar Novaes. Foto: Nayara Cezarino

Está tudo pronto para o primeiro show da mais nova etapa do Projeto Capela. A banda inaugura às 18h de sábado, 16 de maio, na Sala Guiomar do Complexo Cultural Funarte São Paulo, a turnê de seu recém-lançado álbum, Sangue Novo.

Formado pelo escritor Gustavo Rosseb e pelos produtores musicais Caio Andreatta e Léo Nicolosi, o Capela se legitima como “um grupo de três, mas feito de muitos”. Partidários da força da cooperação, estes artistas propõem, com sua música, uma reflexão sobre as atitudes cotidianas e o papel de cada pessoa no mundo.

O grupo emplaca uma ascensão meteórica desde o seu primeiro CD, Música de Cabeceira (2012), e acaba de produzir, de forma independente e com financiamento coletivo, um novo álbum que trilha por novos ritmos, novos instrumentos e grandes parcerias. O disco Sangue Novo foi lançado oficialmente dia 15 de março, num Auditório Ibirapuera lotado, simultaneamente ao clipe Cortina na Janela.

No time de músicos convidados para as gravações deste segundo trabalho estão, entre outros, o Grupo Ecco, o DJ DeepLick, Fabio Salem (berimbau), Claudio Baeta, Hélio Flanders (do Vanguart) Eramir Neto, Claudio Rocha e o norte-americano Tim Snider, no violino. “Nesse show, vamos mesclar os dois discos e levá-los para conhecer alguns dos novos timbres e sonoridades que experimentamos durante as gravações”, anuncia a banda.

Em 2013, o Capela recebeu o troféu de melhor videoclipe no Festival de Clipes e Bandas realizado no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), e em 2014 concorreu no 25o Prêmio da Música Brasileira como o melhor disco independente.

Sobre Gustavo Rosseb: O paulistano Gustavo Rosseb é músico, compositor e designer. Formado em Rádio e TV, entrou para o ramo literário em 2011, com A Odisseia de Tibor Lobato – O Oitavo Vilarejo – Livro Um, o primeiro livro de uma trilogia infantojuvenil sobre folclore brasileiro. É vocalista, compositor e designer do Capela, grupo musical que fundou em 2012 ao lado dos produtores musicais Caio Andreatta e Léo Nicolosi. Em 2013, Gustavo criou o Projeto Escute um Livro, cujo objetivo era chamar a atenção do mundo literário para o mundo dos cegos. O projeto foi custeado por financiamento coletivo e o primeiro título da série gerou 1000 audiolivros doados a crianças cegas, com narração de Hélio Vaccari (a voz de personagens como Gandalf, de O Senhor dos Anéis ,e Brian, no desenho animado Uma Família da Pesada). O livro tem sido requisitado em escolas e sua divulgação vem sempre atrelada a questões sociais e sustentáveis. O segundo e o terceiro livro têm contrato para saírem, respectivamente, em 2016 e 2017. Enquanto isso, Gustavo Rosseb trabalha como roteirista de longas metragens e videos institucionais, e já desenvolve seu próximo livro: Vórtices.

Sobre Caio Andreatta: Caio Andreatta Moro nasceu em uma família de músicos. Em seu primeiro aniversário ganhou de presente uma bateria. Aos 10 anos iniciou seus estudos de piano e aos 12 já estudava violão – instrumento que, juntamente com a guitarra, tornou-se seu principal instrumento de trabalho. Formou sua primeira banda aos 13 anos, e desde então vem desenvolvendo projetos musicais como gravações, arranjos e produções de CDs e DVDs. Estudou durante um ano e meio Cinema Digital na Universidade Metodista, formou-se em música com especialização em composição pela Faculdade de Artes Alcântara Machado e cursou o Instituto de Áudio e Vídeo de São Paulo. Juntamente com o ator Leonardo Miggiorin e mais quatro amigos, criou a banda Vista, projeto musical com composições próprias que resultou no lançamento de seu primeiro CD autoral. Em janeiro de 2012, Caio e seus dois amigos formaram o Capela, que em outubro já lançava Música de Cabeceira. Em 2013, o trio foi convidado para participar do Brazilian Day de San Diego (CA, EUA) e recebeu o prêmio do Festival de Clipes e Bandas como Melhor Clipe por escolha do público. Em 2014, começaram a produção de Sangue Novo. O projeto mais recente de Caio é a parceria com o violinista americano Tim Snider. Os dois se conheceram em uma passagem de Tim pelo Brasil. Fizeram alguns shows juntos e o resultado disso foi a gravação do álbum Caio & Tim – In Brazil .

Sobre Léo Nicolosi: O produtor musical Léo Nicolosi nasceu na cidade de São Paulo, em uma família que foi desenhada por um artista: seu pai, José Márcio Nicolosi, é diretor de animação da Mauricio de Sousa Produções. Léo teve contato com a arte desde pequeno, não só pelos laços paternos, mas também pelo seu tio, o maestro da Jazz Sinfônica, João Mauricio Galindo. Apesar do contato precoce, o interesse de Léo começou mesmo aos 11 anos: ao vasculhar as coisas do pai, encontrou uma guitarra jogada num canto, e adotou a música para sempre. Entrou no conservatório Souza Lima e começou a estudar e aprender mais sobre guitarra. Esse talento o levou a mais uma descoberta: a área da composição. Em 2000, formou com seu irmão, Márcio Nicolosi, uma banda de colégio chamada Arrebol, cujo vocalista é atualmente o Di Ferrero, do NX Zero. Com essa banda, fez shows em casas de rock da capital e do interior de São Paulo, e também de outros estados, como Paraná. Trabalhou durante seis anos na Rede Record, nas áreas de operação de microfone e sonoplastia. Nesse período, criou uma nova banda, Reversonica, com quem gravou o álbum Nebulosa, em 2010. Trabalhou com sonorização na Maurício de Sousa Produções, e no começo de 2012, formou seu projeto novo, o Capela, no qual atua hoje como músico e produtor musical.

Show: Sangue Novo, com a banda Capela
Dia 16 de maio | Sábado, 18h

Classificação etária: livre
Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

Mais informações: http://projetocapela.mus.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *