Projeto “Fotoativa em Residência” apresenta programação final com residentes em Belém

Após dois meses de convívio, os residentes do projeto Fotoativa em Residência – dois de cá, dois de lá mostram os resultados dessa experiência de encontro, convívio e consequentes trocas e contaminações simbólicas. Os artistas Débora Flor, Wellington Romário, Malu Teodoro e Randolpho Lamonier apresentam um relato aberto ao público no dia 9 de junho e no dia 12 abrem exposição com o resultado de suas pesquisas em Belém (PA). O projeto foi contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição, da Fundação Nacional de Artes – Funarte.

De acordo com os curadores Armando Queiroz e Alexandre Sequeira, a programação apresenta o percurso dos artistas na busca por enunciações  poéticas que se refiram a esse convívio. “A meu ver, este é um projeto diferente. Não estou preocupado com um resultado expositivo, mas no que estas quatro pessoas deixam do seu convívio com outras pessoas, uma resposta a momentos tão duros, objetivos, de uma cidade tão entregue à violência, ao não olhar o outro. O senso de coletividade, de compartilhamento é fundamental. E eles trouxeram isso”, diz Armando Queiroz.

Alexandre Sequeira também enfatiza que o que se pode compreender como um “resultado final” do projeto, não se restringe a uma apresentação de imagens fotográficas –considerando-as num sentido material e concreto, mas sim de impressões, imagens “em potência”, sugestões do que representou essa imersão para os quatro artistas. Um resultado que sinaliza mais para uma celebração poética da potência do encontro – encontro que dilui limites de enunciados pessoais.

A imagem
Além de questões do afeto – uma constante nos trabalhos de todos os artistas, há também uma busca por um entendimento mais ampliado da imagem fotográfica, como potência sensível do olhar que recorta fragmentos do mundo e emite enunciados capazes de reverberar e sensibilizar outros olhares. Ação que busca estimular a investigação de novas experiências artísticas abertas à intersecção com as mais variadas formas de linguagem. Uma característica que se constitui numa marca indissociável da Associação Fotoativa ao longo dos mais de 30 anos de ação na capital paraense. O projeto “Fotoativa em Residência” é mais uma etapa desse compromisso da entidade, na formação de indivíduos que atuam em seu meio numa perspectiva, sensível, crítica e transformadora.

Serviço
Projeto “Fotoativa em Residência – Dois de cá, dois de lá”

Programação

. Roda com os artistas residentes e curadores
Terça-feira, 09 de junho, 19h

Local: Museu da UFPA

. Abertura da exposição
Sexta-feira, 12 de junho
Local: Museu da UFPA
Visitação: de 13 de junho a 19 de julho

. Encerramento da Residência no Casarão Fotoativa
Domingo, 14 de junho, a partir das 17 horas

Local: Casarão Fotoativa

Participação gratuita.
Informações: (91) 3225-2754 / (91) 98226-4094
www.fotoativa.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *