Começa hoje (1º) e vai até a próxima quarta-feira (3) o Seminário Internacional Sistemas de Cultura: Política e Gestão Cultural Descentralizada e Participativa, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI). A abertura do evento será às 18h30, no Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB). Durante os outros dias, as palestras serão no salão azul do Hotel Nacional, das 9h às 18h. A transmissão será feita, em tempo real, as partir das 18h, pelo site do MinC (www.cultura.gov.br).
O Seminário reunirá gestores culturais de todas as regiões brasileiras e da Colômbia, Espanha, França e Uruguai, além de representantes de Pontos de Cultura, conselheiros de políticas culturais, artistas, produtores, parlamentares e sociedade em geral. O encontro tem como objetivo refletir sobre política e gestão cultural, com destaque no fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), a partir de experiências internacionais e nacionais.
De acordo com o diretor da SAI, Eduardo Mattedi, o seminário marca o início de uma nova etapa no trabalho de estruturação do SNC. “Estamos focados nas entregas concretas que o sistema deve fazer aos diversos setores da cultura e na integração e articulação com novos agentes”, afirma.
Entre os temas dos três dias de evento, estão o panorama do processo de estruturação da cultura, visão sistêmica da gestão pública, planos estaduais e municipais de Cultura e trocas de experiências entre estados e municípios.
Saiba mais
O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre os entes federados e a sociedade civil. Seu principal objetivo é fortalecer as políticas culturais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios por meio de institucionalização e ampliação da participação social para promover desenvolvimento – humano, social e econômico – com pleno exercício dos direitos culturais.
Atualmente, 1.945 municípios e todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, aderiram ao SNC, o que significa que em todas as regiões do país encontram-se em curso iniciativas de estruturação de sistemas de cultura. Conhecer e evidenciar essas experiências a fim de possibilitar a troca e apontar cenários possíveis tornam-se estratégicos para o reconhecimento e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura enquanto ferramenta a serviço da cidadania cultural.
Mais informações nas redes sociais da SAI:
Facebook – https://www.facebook.com/pages/SAI-MinC/1595363034014002?fref=ts
Twitter – www.twitter.com/articulaminc
Instagram – @Articulaminc