Com direção de Luiz Anastácio, o espetáculo de dança Memórias, Constelações e Corpo, que chega à Funarte SP nesta quinta-feira, 18 de junho, é fruto de uma investigação sobre o corpo na contemporaneidade desenvolvida pela Quase Lixo Cia. de Dança. A pesquisa inicial e a composição que a segue trazem à cena a relação entre elementos do tempo atual – como aparatos tecnológicos, noções estéticas e poder midiático – e a influência que eles exercem em cada corpo.
O espetáculo explora, segundo seus criadores, “trajetos, circuitos, lugares, momentos”. Por ele, percorrem “as muitas vivências individuais e coletivas de cada corpo”, em meio às “inúmeras conexões que a cidade de São Paulo possibilita”.
A Quase Lixo Cia. De Dança foi criada em 2013, a partir de um encontro de pesquisadores das artes do corpo realizado em São Paulo. O grupo é composto por artistas de áreas como o Hip Hop, as danças árabes e as danças brasileiras.
A partir de 2014, a Quase Lixo se apresenta em espaços culturais da cidade de São Paulo como a Escola Técnica de Artes (ETEC), o Parque da Juventude e o Centro de Referência da Dança. E o ano de 2015 contemplou a companhia com o edital do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), da Prefeitura de São Paulo.
Em maio, o projeto Plastificados, concebido por Thiago Cohen também com base na pesquisa sobre corpo e contemporaneidade que o grupo desenvolve, foi selecionado por edital do Centro Cultural da Juventude (CCJ) para ocupar seu Centro de Convivência com oficina e roda de conversa. O trabalho propunha casulos sintéticos transparentes, dentro dos quais corpos-coisa são vistos por outros corpos, que circulam. Mas “tudo o que é estranho logo se incorpora e das entranhas da cidade nasce a vida plastificada”.
Espetáculo: Memórias, Constelações e Corpo
De 18 a 20 de junho | De quinta a sábado, às 20h
Com: Quase Lixo Cia. De Dança
Direção:Luiz Anastácio | Intérpretes: Abner Raposeiro, Amanda Gomes, Aminah Haman, Bruna Lima, Diego Camelo, Douglas Ferreira, Jamile Luppi, Leandro Delgado, Lucas Setubal, Michele Vasconcelos, Priscila Almeida, Tatiana Takuno e Thiago Cohen | Fotografia: Nrishinro Mahe e Caio Toledo | Música: composição própria de Di Ganzá
Duração: 60min | Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa
Sala Arquimedes Ribeiro do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3662-5177