‘Casa e Nuvem Branca’ faz temporada na Funarte SP

'Casa e Nuvem Branca' estreia dia 4 na Funarte SP. Foto: divulgação

Durante todos os fins de semana de julho, a Sala Arquimedes Ribeiro da Funarte São Paulo vai abrigar a peça Casa e Nuvem Branca, uma criação da DeSúbito Companhia inspirada na obra As Três Irmãs, do dramaturgo russo Anton Tchecov.

Esta é a primeira produção conjunta dos atores Ricardo Henrique, Angela Ribeiro, Carla Zanini e Melissa Campagnoli. Há cerca de quatro anos eles iniciaram, na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP), um projeto de investigação e criação de linguagem teatral a partir do consagrado clássico de Tchecov.

O grupo adverte, entretanto, que não está levando ao palco da Funarte uma adaptação da famosa peça daquele autor russo. Com dramaturgia assinada por Rafael Augusto e direção e codireção, respectivamente, de Ricardo Henrique e Rafaela Sahyoun, Casa e Nuvem Branca é, de acordo com seus produtores, “uma reação aberta a novas formas de subjetivação e narrativa”. Segundo eles, o texto de Tchecov impulsionou conceitualmente uma nova dramaturgia, com outras camadas de referências e de ficções criadas em sala de ensaio, por meio de “imersões e experimentos”.

A narrativa do espetáculo se constrói em torno de três irmãs que, “presas” dentro de uma casa, tentam festejar o aniversário da mais velha – data também marcada por um episódio drástico em suas vidas. Nesta casa, elas reconstituem histórias, ensaiam acontecimentos e desejos por uma nova vida. A tentativa de comemoração, a todo tempo falha e perigosa, reconstrói um passado que as ronda e paralisa.

“A trajetória da encenação passeia pela dramaturgia fragmentada e propõe gêneros que brincam com seus próprios signos e códigos, ora fechando a cena para um âmbito de relação dramática, ora utilizando-se de recursos narrativos e gestos que revelam a construção da cena em relação à palavra e o olhar das atrizes sobre a mesma”, definem os integrantes da companhia. O trabalho, também na definição de seus realizadores, adquire um tom performativo pelo encontro, fusão e mescla de códigos e linguagens.

Espetáculo teatral: Casa e Nuvem Branca
De 4 a 26 de julho | Sábados, às 21h; domingos às 19h

Direção: Ricardo Henrique | Codireção e Direção de movimento: Rafaela Sahyoun | Dramaturgia: Rafael Augusto | Elenco: Angela Ribeiro, Carla Zanini e Melissa Campagnoli | Direção de arte: Amanda Venturelli | Figurino: Rosangela Ribeiro e DeSúbito Companhia | Iluminação: Rafael Souza | Trilha sonora: Hélio Flanders e Reginaldo Lincoln | Produção: DeSúbito Companhia
Duração: 60min | Classificação etária: 14 anos
Ingressos: R$20 (meia entrada: R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Sala Arquimedes Ribeiro do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *