A atriz_MC e pesquisadora Roberta Estrela D’Alva está na programação do Quintas Poéticas desta semana, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, com o show Slam Blues. O espetáculo traz também ao palco os músicos Cássio Martins, Daniel Oliva, Xênia França (da banda Aláfia) e Lucas Cirillo, que vão acompanhar Roberta em um repertório autoral onde ritmos da diáspora negra, como blues, jazz e hip hop, se integram ao universo do spoken word – misto de literatura falada e performance artística.
Premiada nacional e internacionalmente, Roberta é a precursora no Brasil dos slam, encontros de spoken word, geralmente em forma de competição, surgidos nos Estados Unidos nos anos 80. Ao lado de Claudia Schapira, Eugênio Lima e Luaa Gabanini, a atriz fundou, em 2000, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos – Teatro Hip Hop, primeiro coletivo de teatro hip hop do Brasil.
Autor do projeto vencedor, em 2015, do Edital de Ocupação do Teatro de Arena, o Núcleo Bartolomeu desenvolve uma linguagem própria a partir do diálogo entre o teatro épico – mais precisamente o difundido pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht – e a cultura hip hop, nascida no começo dos anos 70 no Bronx, EUA.
Roberta Estrela D’Alva é, também, idealizadora do ZAP! Zona Autônoma da Palavra, primeiro poetry slam brasileiro, e autora do livro Teatro Hip Hop: a performance poética do ator-MC”, um aprofundado estudo sobre o movimento hip hop e suas conexões com o teatro.
Projeto Arena Urbana
Contemplado pelo Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet 2015. Rua Dr Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo, SP.
Show: Slam Blues
Dia 23 de julho | Quinta, às 21h
Concepção geral, arranjo e spoken word (texto e voz): Roberta Estrela D’Alva | Com: Cássio Martins (violão e baixo), Daniel Oliva (guitarra e violão) e Lucas Cirillo (gaita) | Participação especial de Xênia França
Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa