‘Spoken word’ ‘Vai te Catar!’ retorna aos palcos de SP

Poesia e performance de Roberta Estrela D'Alva no Teatro de Arena. Foto divulgação

Poesia, claro. Mas muito mais. Nesta sexta-feira, 28 de agosto, a atriz MC Roberta Estrela D’Alva reestreia no Teatro de Arena o espetáculo solo Vai te Catar!, que em 2008 fez subir aos palcos brasileiros o universo do spoken word.

Traduzido literalmente como “palavra-falada” ou, conceitualmente, como “poesia falada”, o termo spoken word define uma expressão artística que nas últimas décadas ganhou força na cultura Hip Hop. Feita para ser vista e ouvida por uma plateia em vez de ser lida no silêncio de um livro, a poesia spoken word associa o estilo literário à performance, ao ritmo da oralidade e a uma abordagem direta e dinâmica com o público.

Com produção do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos – Teatro Hip Hop, Vai te Catar! põe sob os holofotes uma atriz, um microfone e um tapete imaginário. É debaixo desse tapete – conta o grupo – que se espalham “sujeiras, cacos, estilhaços de histórias, fantasias, fragmentos de vida, lascas de mágoas, pó de esquecimento, fios de recordações”.

Recentemente despejado de sua sede, na Vila Pompeia (SP), o Núcleo Bartolomeu é autor do projeto selecionado para ocupar, em 2015, o Teatro de Arena Eugênio Kusnet – mesmo local onde a companhia ensaiou seus primeiros passos, há 15 anos.

O projeto Arena Urbana Bartolomeu – de Onde Viemos, para Onde Voltamos criado pelo grupo traz espetáculos voltados ao público infanto-juvenil e adulto, campeonatos de poesia (slams), aulas públicas e oficinas de teatro Hip Hop. Em agosto, a ocupação presta uma homenagem especial aos 40 anos da morte do diretor teatral russo e patrono do Teatro de Arena, Eugênio Kusnet, responsável por difundir no Brasil o método Stanislaviski para atores. Em todas as atividades do mês, convidados falam um pouco sobre a importância de Kusnet para a formação estética do teatro brasileiro.

Além de integrarem a Ocupação Arena Urbana Bartolomeu, os dois primeiros dias de apresentação da peça no Teatro de Arena serão dedicados ao Encontro Estéticas das Periferias, uma mostra de eventos que vai espalhar por vários pontos de São Paulo, durante cinco dias, a produção cultural que surge e circula nas regiões da cidade mais carentes de infra-estrutura urbana.

Sobre o Núcleo Bartolomeu no Teatro Arena: O Bartolomeu iniciou suas atividades em 2000 e consolidou-se como coletivo artístico a partir da formulação inédita de um Teatro Hip Hop: linguagem surgida da junção de elementos do teatro épico (mais precisamente o difundido pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht) e da cultura Hip Hop (cultura popular urbana nascida no começo dos anos 70 nos Estados Unidos). A ocupação do Teatro de Arena pelo Núcleo Bartolomeu também tem um motivo histórico, que remonta à formação desse núcleo de pesquisa: foi no Arena que, no ano de 2001, a partir do convite da Companhia São Jorge de Variedades para participar de um edital de ocupação com mais outras duas companhias (Companhia Isla Madrasta e a Companhia Bonecos Urbanos), formou-se o Coletivo “Harmonia na Diversidade”. E foi a partir dessa ocupação que um grupo de artistas, que inicialmente havia se encontrado para realizar um único espetáculo, Bartolomeu, que Será que Nele Deu? (2000), decide prosseguir com a pesquisa de junção de linguagens, montar uma nova obra e tornar-se então uma companhia: o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Ocupação Arena Urbana Bartolomeu
Projeto contemplado com edital da Funarte para o Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Espetáculo: Vai te Catar!
De 28 de agosto a 13 de setembro | Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h

Concepção geral, textos, direção musical, spoken words: Roberta Estrela D’Alva | Operação de som: Dani Nega | Preparação corporal: Cecília Gobeth | Treinamento de yoga: Alexandre Polain | Preparação vocal: Andrea Drigo | Figurino: Alex Kazuo | Desenho de luz: Marisa Bentevigna | Operação de luz: Carol Autran | Gravação vovó e vídeo: Thomás Fujita | Gravação aula de ballet: Sérgio Roisenblitz | Participação especial “aula de ballet”: Flora Bellenzani | Produção musical: Pipo Pegoraro e Roberta Estrela D’Alva | Consultoria artística: Daniel Lima | Programação visual: Sato | Desenhos: Cibele Lucena | Produção e administração geral: Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

Duração: 60min | Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$20* (meia: R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa. Não aceita cartões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *