Oficina com Sérgio Maggio vasculha a crítica teatral (SP)

O jornalista e dramaturgo Sérgio Maggio. Foto: Zuleika de Souza

A Companhia Razões Inversas, que comemora seus 25 anos de história com um projeto de ocupação na Sala Carlos Miranda da Funarte SP, está com inscrições abertas para uma oficina gratuita sobre o exercício da crítica teatral. A atividade é voltada a artistas cênicos, diretores, produtores, amantes do teatro e estudantes, e deve totalizar nove horas de atividades, divididas em três encontros.

Quem coordena os trabalhos é o jornalista, dramaturgo e diretor de teatro Sérgio Maggio, do coletivo Criaturas Alaranjadas, de Brasília. A oficina vai abordar aspectos relevantes da crítica teatral de hoje, como a função que ela exerce no diálogo entre espectador e artista, a crise que enfrenta na grande imprensa e sua migração para a internet.

Maggio debaterá, ainda, a montagem de Eros Impuro(2011), peça vencedora do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012 que reestreia quarta-feira, 16 de setembro, na Sala Carlos Miranda da Funarte SP, também dentro da Ocupação Razões 25 Anos.

Com dramaturgia e direção assinadas por Sérgio Maggio, Eros Impuro é interpretada pelo ator e artista plástico Jones de Abreu – que no palco é Andrei, um pintor que tenta expiar seu passado de um abuso sexual sofrido.

Sérgio Maggio é mestre em Crítica Teatral pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Direção Teatral na Faculdade Dulcina de Moraes (DF). Durante dez anos, atuou nos jornais Correio da Bahia e Correio Braziliense. Além de diretor-dramaturgo da peça Eros Impuro, assina a dramaturgia de Cabaré das Donzelas Inocentes (adaptada do livro de sua autoria Conversas de Cafetinas, Prêmio Jabuti 2010). Integra desde 2007 o coletivo Criaturas Alaranjadas Cia. de Teatro (DF), ao lado do ator Jones de Abreu, Este grupo realiza projetos híbridos de linguagens com artistas convidados, como o musical Eu vou tirar você deste lugar – As canções de Odair José (2014/2015), Mitos do Teatro Brasileiro (CCBB 2010 e 2011) e Terça Crônica/Canto das Letras (2008 a 2012)

Ocupação Cia. Razões Inversas 25 anos
Projeto contemplado por edital da Funarte para a Sala Carlos Miranda

Oficina: O exercício da crítica teatral
De 18 a 20 de setembro | De Sexta a domingo, das 14h às 17h
Carga horária: 9 horas
Vagas: 10
Público-alvo: Atores, diretores, produtores, artistas cênicos, estudantes de artes cênicas, letras, comunicação e humanidades. Também aberta para amantes do teatro

Conteúdo: A função da crítica teatral como instrumento potente para o diálogo entre espectador e artista | A especificidade da crítica teatral: a difícil missão de cristalizar em palavras o espetáculo vivo | Em busca de uma crítica que ultrapasse a simplista fórmula de elencar erros e acertos | À procura de métodos que não fragmentem a percepção | A crise da crítica teatral na grande imprensa e a migração para internet | Todos podem ser críticos? | Discussão sobre a montagem Eros Impuro

Inscrições pelo e-mail: companhia@razoesinversas.com.br

Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *