O universo das periferias de São Paulo está na origem e na narrativa do espetáculo Barraco de Pedra, que o Coletivo Favela em Cena apresenta a partir de sexta-feira, 9 de outubro, na Sala Arquimedes Ribeiro do Complexo Cultural Funarte São Paulo.
A montagem tem dramaturgia e interpretação do ator, diretor, roteirista e produtor William Gutierre. No palco, ele é Ailton, jovem de um bairro carente à margem de São Paulo que relembra acontecimentos e experiências – duras ou singelas – de sua vida. A narrativa não sugere julgamentos, mas uma reflexão sobre questões como crime, amor, família, desemprego, drogas, conquista, perdas e religião. Tendo uma lona como único cenário, o ator é acompanhado pela discotecagem ao vivo do DjPow Imperio Zo, que faz pulsar em cena o cotidiano desta parte esquecida da cidade.
Os estudos para a montagem de Barraco de Pedra começaram em fevereiro de 2014. “Parafraseando o grande autor Plínio Marcos, o objetivo é ‘dar voz aos que não têm voz’ – e neste sentido Ailton fala, grita, ri, chora e, mesmo se a voz estiver embargada, ela sai de dentro do seu peito para atingir corações em busca de afago”, descreve William.
Espetáculo: Barraco de Pedra
De 9 de outubro a 1 de novembro | Sextas e sábados, às 20h30; domingos, às 20h
Texto e atuação: William Gutierre | Discotecagem ao vivo: DjPow Imperio Zo | Direção geral: André Persant | Concepção e produção: Coletivo Favela em Cena | Fotos: Evandro Cavalcante
Duração: 60min | Classificação etária: 14 anos
Ingressos: R$20 (meia:R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa. Não aceita cartão
Sala Arquimedes Ribeiro do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177