Funarte leva ao Mato Grosso do Sul oficinas do ‘Cena em Construção’

E-flyer. Programação Visual Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza, de 16 a 27 de novembro, mais um ciclo de oficinas do Cena em construção – Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas 2015. As inscrições são gratuitas e estão abertas de 26 de outubro a 12 de novembro.

O novo programa na área de formação da Funarte levará oficinas a doze estados das cinco regiões brasileiras. A iniciativa vem renovar o compromisso da Fundação com o resgate, a reciclagem e a difusão dos conhecimentos relacionados à composição da cena, nas áreas de iluminação, montagem cênica, caracterização, som e novas mídias.

As atividades do circuito Dourados ocorrerão no Núcleo de Arte Cênicas da UFGD. Serão elas: Montagem e operação de luz, com Valmyr Ferreira (RJ); Criação de luz 1, com Fernanda Paquelet (BA); Criação de luz 2, com Aurélio de Simoni (RJ); Outras estratégias de iluminação, com Russinho (Felício Mafra), do RJ. Consulte a programação completa abaixo.

O Cena em Construção e seus objetivos

O programa Cena em Construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte. Realizada pelo Setor de Formação, Pesquisa e Memória do Ceacen, a ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada, por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas. São 40 módulos, com um total de 20 horas/aula, oferecidas gratuitamente. A expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas 12 cidades visitadas. O objetivo principal da Fundação é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Através das atividades, a Funarte pretende também contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos – além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho.

Por meio do Cena em Construção, a Funarte retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação, o programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, para seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica.

Os eixos temáticos

Cena em Construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015 é dividido em quatro eixos temáticos, a saber:

1. Montagem cênica – inclui: CenografiaOficina de segurança em montagem de palcoCenotécnica e contrarregragemDireção de palco; e Montagem cênica.

2. Som e novas mídias – inclui: Montagem e operação de som; Composição de trilha sonora para espetáculo cênicoCriação de vídeo para espetáculo cênico; e Montagem e operação de vídeo para espetáculo cênico.

3. Iluminação – inclui: Montagem e operação de luzCriação de luz1 e 2; e Outras estratégias de iluminação para cena.

4. Caracterização – inclui: Criação de figurino1 e 2; Maquiagem; e Criação de adereços

O programa é realizado em parceria com secretarias e fundações municipais e estaduais de cultura, universidades e o Serviço Social do Comércio (SESC). Os municípios alcançados em novembro são: Rio Branco (AC), João Pessoa (PB), Crato (CE), Campina Grande (PB), Manaus (AM), Dourados (MS), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS). De 3 à 13 de novembro, João Pessoa (PB) recebe as atividades. Consulte o cronograma abaixo e acompanhe a programação, através do Portal da Funarte: www.funarte.gov.br.

Cena em construção
Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas 2015

OFICINAS EM DOURADOS (MS)

Período: 16 a 27 de novembro de 2015

Público-alvo: Estudantes, profissionais e interessados em artes cênicas
Inscrições: 26 de outubro até 12 de novembro
Como se inscrever: os interessados devem preencher a ficha de inscrição, pessoalmente, na sala da Coordenadoria de Cultura da UFGD no seguinte endereço:
Rua João Rosa Góes, 1761 – Vila Progresso – Dourados (MS)

Mais informações
Tels.: (67) 3410 2872 / 3410 2877 / 3410 2875
Cx. Postal 322

Oficina de criação de luz 1

Instrutora: Fernanda Paquelet (BA)
Período: 16 a 20 de novembro
Horário: 8h às 12h
Local: Núcleo de Arte Cênicas UFGD – Unidade 2
Rodovia Dourados – Itahum, Km 12 – Cidade Universitária
Nº vagas: 20

Objetivos: expor parte da história da iluminação contemporânea; contextualizar as etapas da encenação, possibilitando a compreensão da importância da iluminação dentro do espetáculo; mostrar as especificidades da iluminação; fortalecer o entendimento sobre o papel do iluminador na cena teatral e sua importância.

Qualificação técnica da profissional: Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA), Fernanda Paquelet é atriz, iluminadora, produtora, diretora, coordenadora técnica e professora. É Sócia da Quatro Produções Artísticas. Trabalha desde 1998 como iluminadora. Em 2013, desenhou a luz do espetáculo Tia Judith ao vivo, com direção de Cláudio Simões e Jarbas Oliver, e da montagem cênica musical Kindembu – Pérolas Mistas, dirigido por Elísio Lopes Jr., além dos infantis O Menino detrás das nuvens, com direção de Tacira Coelho. Coordenou a iluminação de Barrinho – o menino de barro, espetáculo que também dirigiu.

Oficina de montagem e operação de Luz

Instrutor: Valmyr Ferreira (RJ)
Período: 16 a 20 de novembro
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Núcleo de Arte Cênicas UFGD – Unidade 2
Rodovia Dourados – Itahum, Km 12 – Cidade Universitária
Nº de vagas: 20

Objetivos: A oficina será desenvolvida a partir da apresentação de um conteúdo teórico, que abrange a evolução da iluminação cênica e de seus instrumentos operacionais, dos seus primórdios até os dias atuais. Serão propostas atividades práticas de montagem e operação de luz, visando ao aprimoramento dos participantes no processo de trabalho e dos seus conhecimentos técnicos sobre estrutura e equipamentos de iluminação.

Qualificação técnica do profissional: Valmyr Ferreira é iluminador cênico há 18 anos, realizou mais de 250 trabalhos, entre espetáculos teatrais, exposições e shows – destacando-se, entre os mais recentes, a Iluminação da exposição Iluminando o Futuro – Jorginho de Carvalho 50 anos, no espaço Oi Futuro – Ipanema (Rio – 2012); e desenhou a luz do espetáculo As Paparutas, com direção de Debora Landim e texto de Lázaro Ramos, em montagem realizada na Bahia, no Teatro Vila Velha – Salvador; em 2014 desenhou a iluminação para o concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira no Centro Cultural Ação da Cidadania, com direção de Fernando Bicudo, dentro do Projeto Docas D. Pedro II; participou do projeto Cais do Porto Musical. Atualmente, está em cartaz com a Iluminação do espetáculo O Topo da Montanha, no teatro FAAP (São Paulo), com direção de Lázaro Ramos.

Oficina de criação de luz 2

Instrutor: Aurélio de Simoni (RJ)
Período: 24 a 28 de novembro
Horário: 08h às 12h
Local: Núcleo de Arte Cênicas UFGD – Unidade 2
Rodovia Dourados – Itahum, Km 12 – Cidade Universitaria
Nº de vagas: 20

Objetivos: Nesta oficina, os participantes aprenderão critérios utilizados na criação da iluminação cênica, através da experiência pessoal do ministrante e do exercício do levantamento da iluminação em peças teatrais, durante o seu processo criativo. O objetivo central será estimular a compreensão da responsabilidade envolvida na iluminação de um espetáculo.

Qualificação técnica do profissional: Em 38 anos de carreira, Aurélio de Simoni já realizou trabalhos em teatro, dança, shows, feiras, convenções, entre outras atividades. Prêmios recebidos: Mambembe – 1982, 1989, 1998; Coca Cola – 1991, 1992, 1998, 1999; Shell – 1992, 1995, 1996, 1997, 2003; Sharp – 1998.

Oficina de outras stratégias de iluminação

Instrutor: Russinho (Felício Mafra) – RJ

Período: 23 a 27 de novembro

Horário: 13h30 às 17h30
Local: Núcleo de Arte Cênicas UFGD – Unidade 2
Rodovia Dourados – Itahum, Km 12 – Cidade Universitária
Nº de participantes: 20

Objetivos: os participantes vão descobrir artifícios não tradicionais para a iluminação (tais como: luzes de LED, luz rebatida e luz natural, entre outros), experimentando novas formas de elaborar desenhos de iluminação cênica.

Qualificação técnica do profissional: Começou como técnico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e desde cedo trabalhou com importantes profissionais do ramo, como Peter Gasper, Césio de Lima, Caetano Villela e Maneco Quinderé. Atualmente, dedica-se também à direção fotográfica e gerência Técnica de Iluminação na Fundação Roberto Marinho. Trabalha com desfiles, exposições e shows. Atuou na iluminação de diversos espetáculos de sucesso, tais como Toda nudez será castigada, Antes da coisa toda começar, Marca d’água, Mecânica das borboletas, Adeus à carne, Inverno da luz vermelha, Hair Spray, e Elis, o musical, totalizando mais de 100 diferentes montagens de teatro.

Acesse abaixo a programação das aulas em outros estados

Ceará

Paraíba

Acre

Paraná

Rio de janeiro

Espírito Santo

Cena em Construção
Programa Funarte de Oficinas de Capacitação Técnica em Artes Cênicas 2015


Realização:
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas
Setor de Formação, Pesquisa e Memória
________________________________________

Mais informações para o público
Fundação Nacional de Artes – Funarte
formacao.ceacen@funarte.gov.br
(21) 2279 8034

Mais informações para a imprensa
Funarte – Assessoria de Comunicação
ascomfunarte@funarte.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *