Tocantins recebe oficina gratuita de fotografia com João Roberto Ripper no Ciclo Fotografia, Periferia e Memória

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do Centro de Programas Integrados/CEPIN e de seu Centro de Conservação e Preservação Fotográfica/CCPF, realiza a primeira oficina do Ciclo Fotografia, Periferia e Memória, na Região Norte. A abertura será no próximo dia 3 de novembro, em Palmas (TO), com roda de conversa, das 19h às 21h, com o professor João Roberto Ripper. No dia 4, quinta-feira, às 9h, será a abertura oficial, nas presenças do Secretário da Cultura do Tocantins, Melck Aquino; da diretora de Cultura da Universidade Federal do Tocantins, Sandra Rodrigues; e do representante da Funarte para o Nordeste, Naldinho Freire. A iniciativa tem o apoio da Representação Funarte Norte e Nordeste, da Representação Regional Norte do Ministério da Cultura – RRN/MinC  e da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Tocantins,.

João Roberto Ripper, que inaugura a oficina de abertura deste ciclo, é premiado fotógrafo documental, profundamente identificado com as causas sociais. Ele fundou o Programa Imagens do Povo em 2004, organização que desenvolve ações de educação, comunicação e arte, no intuito de democratizar o acesso à linguagem fotográfica.

Os objetivos da oficina são discutir a fotografia como informação e a importância do papel do fotógrafo ao contar histórias sobre pessoas, comunidades, grupos, movimentos, povos, debatendo a possibilidade de apresentar visões diferentes de uma determinada situação. Muitas vezes, as fotografias mostram histórias calcadas na ausência de fazeres positivos e na presença exacerbada de elementos apelativos, como a violência. A intenção do curso é exercitar um olhar mais doce na fotografia e transformar o trabalho do fotógrafo num caminho de bem querer entre quem é fotografado e quem vê a fotografia. Haverá aulas teóricas e práticas. Serão oferecidas 30 vagas gratuitas e o cruso é destinado a profissionais, não profissionais da fotografia e interessados.

Sobre João Roberto Ripper
Fotógrafo e fundador do Programa Imagens do Povo, Ripper começou a trabalhar como fotojornalista aos 19 anos. Passou pelos jornais Última Hora, O Estado de São Paulo (sucursal carioca), O Globo, entre outros. Em 1974, fundou a agência fotográfica F4. A partir da década de 1990, Ripper estabeleceu uma articulação mais estreita do trabalho documental com a atuação na área de Direitos Humanos. Junto a outros fotógrafos, fundou a agência Imagens da Terra, cobrindo temáticas sociais diversas em viagens pelo Brasil, durante cerca de 10 anos. Posteriormente, criou o Imagens Humanas, onde atualmente expõe seu trabalho pessoal. Em 2004, fundou o Programa Imagens do Povo, projeto realizado pelo Observatório de Favelas, na Maré. Entre seus trabalhos referenciais estão Trabalho Escravo, Trabalho Infantil, Índios do Mato Grosso do Sul e Mulheres entre Luzes e Sombras.

Oficina de fotografia, com João Roberto Ripper

Ciclo Fotografia, Periferia e Memória – Fotografia e Bem Querer

Apoio Institucional: Secretaria de Estado de Cultura, Governo do Estado do Tocantins e Universidade Federal do Tocantins

Abertura da oficina: dia 3/11 com roda de conversa, das 19h às 21h, com o professor João Roberto Ripper

Local: Memorial Coluna Prestes
Praça dos Girassóis, Palmas (TO)

Aulas de 4 a 8/11, das 9h às 20h
Abertura oficial: 4/11, às 9h

Local: Universidade Federal do Tocantins
Avenida NS15 109 Norte, Plano Diretor Norte – Palmas (TO)

Carga horária: 60 h/aula
Nº de vagas: 30 – Inscrições gratuitas
Público: Profissionais, não profissionais da fotografia e interessados

Conheça todas as oficinas do Ciclo Fotografia, Periferia e Memória e faça sua inscrição:

https://sistema.funarte.gov.br/noticias-antigas/artes-integradas/funarte-leva-ciclo-fotografia-periferia-e-memoria-ao-norte-e-ao-nordeste/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *