Estão abertas as inscrições para o curso Artes Indígenas: identidade e memória, que será realizado na Funarte MG, em Belo Horizonte, de 23 a 25 de novembro, das 19h às 22h. O curso é gratuito e será ministrado pela professora e pesquisadora Fabíola Andréa Silva, da Universidade de São Paulo (USP). A atividade faz parte da sétima edição do projeto Arte em Foco 2015, que teve início em agosto e prossegue até dezembro com cursos teóricos e intervenções artísticas. Os interessados devem se inscrever através do e-mail arteemfoco.funarte@gmail.com.
Durante o curso, a professora Fabíola Andréa Silva irá conduzir reflexões a respeito das artes indígenas, ressaltando a sua diversidade de técnicas e significados. Paralelamente, será demonstrada a relação das artes indígenas com os processos de construção das identidades e reelaboração da memória dos povos ameríndios.
A programação conta também com a participação do artista Mamutte. Por meio da poesia sonora, Mamutte traz a mitopoética ameríndia “transcriada” para a performance Tomar de olhos, que incorpora o ritual do “Çapó” (ingestão coletiva do guaraná, depois de feito bastão e ralado na língua do pirarucu), dos índios sateré-mawé. Peça esta que evoca os olhares para os simbólicos poderes tonificadores de longevidade e de energia para o trabalho, para a luta e para o amor, oriundos do fruto amazonense, trazido na parceria com Mario Geraldo da Fonseca, a partir da metafórica comensalidade do “Ça”, olho em Tupi, que se ativa em um caleidoscópio de gestos e vocalidades.
Sobre a palestrante
Fabíola Andréa Silva é graduada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Ciências (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente, é professora e pesquisadora no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arqueologia e Antropologia, com ênfase em Etnoarqueologia e Etnologia Indígena, atuando nos seguintes temas: Cultura Material, Formação do Registro Arqueológico, Curadoria de Coleções Etnográficas, Arqueologia em Terra Indígena. Realiza pesquisa etnográfica e etnoarqueológica com os povos Asurini do Xingu, Kayapóxikrin, Terena e Kayabi.
Serviço
Artes Indígenas: identidade e memória
23 a 25 de novembro
19 às 22h
Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213 7112
Inscrições gratuitas: arteemfoco.funarte@gmail.com (nome, telefone e breve currículo)