Funarte leva a Mato Grosso oficinas do ‘Cena em Construção’

"Flyer". Programação Visual Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com o SESC Mato Grosso, realiza, de 17 a 27 de novembro, em Cuiabá (MT) mais um ciclo de oficinas do Cena em Construção – Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas 2015. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 15 de novembro.

A nova iniciativa na área de formação da Funarte leva oficinas a doze estados das cinco regiões brasileiras. As atividades do circuito Cuiabá ocorrerão no SESC Arsenal, no Bairro do Porto. As oficinas serão: Criação de figurino 2, com a instrutora Lana Benigno (CE); Trilha sonora para cena, ministrada por Marcelo Neves; e Criação de figurino 1, com Ruth Aragão (CE). Consulte a programação completa abaixo.

Cena em Construção e seus objetivos

O programa Cena em Construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte. Realizada pelo Setor de Formação, Pesquisa e Memória do Ceacen, a ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada, por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas. São 40 módulos, com um total de 20 horas/aula, oferecidas gratuitamente. A expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas 12 cidades visitadas.

O objetivo principal da iniciativa é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Através das atividades, a Funarte pretende também contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos – além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho.

Por meio do Cena em Construção, a Funarte renova seu compromisso com o resgate, a reciclagem e a difusão dos conhecimentos relacionados à composição da cena, nas áreas de iluminação, montagem cênica, caracterização, som e novas mídias. A entidade retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação, o programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, para seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica.

Os eixos temáticos

O Cena em Construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015 é dividido em quatro eixos temáticos, a saber:

1. Montagem cênica – inclui: Cenografia; Oficina de segurança em montagem de palco; Cenotécnica e contrarregragem; Direção de palco; e Montagem cênica.

2. Som e novas mídias – inclui: Montagem e operação de som; Composição de trilha sonora para espetáculo cênico; Criação de vídeo para espetáculo cênico; e Montagem e operação de vídeo para espetáculo cênico.

3. Iluminação – inclui: Montagem e operação de luz; Criação de luz 1 e 2; e Outras estratégias de iluminação para cena.

4. Caracterização – inclui: Criação de figurino1 e 2; Maquiagem; e Criação de adereços

O programa é realizado em parceria com secretarias e fundações municipais e estaduais de cultura, universidades e o Serviço Social do Comércio (SESC). Os municípios alcançados em novembro são, além de Cuiabá: Rio Branco (AC), Manaus (AM), João Pessoa e Campina Grande (PB), Crato (CE), Dourados (MS) e Porto Alegre (RS). As oficinas já foram realizadas também em Vitória e Vila Velha (ES) e no Rio de Janeiro, capital. Consulte o cronograma abaixo e acompanhe a programação, através do Portal da Funarte: www.funarte.gov.br.

Cena em construção
Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas 2015

OFICINAS EM CUIABÁ (MT)

Período: 17 a 27 de novembro de 2015

Público-alvo: Estudantes, profissionais e interessados em artes cênicas.

Inscrições: até 15 de novembro

Como se inscrever: os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no SESC Arsenal, endereço: Rua 13 de Junho, 315, Bairro Porto – Cuiabá (MT).

Mais informações: lconceicao@sescmatogrosso.com.br e (65) 3616-6911

Apoio: SESC Mato Grosso

Oficina de criação de figurino 1

Instrutora: Lana Benigno (CE)

Período: 17 a 21 de novembro

Horário: 8h às 12h

Local:Caldeirão de Imagens – no SESC Arsenal, à Rua 13 de Junho, 315, Bairro Porto, Cuiabá (MT).

Nº máximo de participantes: 20

Objetivos: os objetivos da oficina são, através de aulas dialogais, estudo de imagens e exercícios de criação: levar os participantes a: entender como se comporta o figurino de cena; compreender as diversas etapas da criação de figurino; projetar e planejar a realização de um figurino a partir de um texto.

Sobre a profissional: Lana Patrícia Benigno, estilista, artista plástica, figurinista, cenógrafa e diretora de arte, trabalhou em mais de 20 produções cinematográficas, nacionais e internacionais – entre elas, o longa Arthur Bispo do Rosário – Senhor do Labirinto, de Geraldo Motta, trabalho em que, durante dois anos e meio de oficinas, foi levantado o acervo de réplicas desse artista junto a cooperativas de bordadeiras, presidiários, designers, universitários, artistas, entre outros. No Teatro atuou como figurinista em diversos espetáculos, como O Braseiro – texto: Marcos Barbosa/Direção: Arthur Guedes. Lana ministra aulas de Direção de arte, Figurino, Desenvolvimento criativo e Práticas plásticas, em festivais de cinema, escolas e espaços culturais.

Oficina de trilha sonora para cena

Instrutor: Marcelo Neves

Período: 24 a 27 de novembro

Horário: 18h às 22h e no sábado das 16h às 20h

Local: Teatro de Formas Animadas SESC Arsenal, à Rua 13 de Junho, 315, Bairro Porto, Cuiabá (MT).

Nº máximo de participantes: 20

Objetivos:a oficina se destina a apresentar aos participantes todos os aspectos da criação de uma trilha sonora, sonoplastia e direção musical para espetáculos cênicos. O trabalho envolve simulações, com a participação de todos, e a apresentação, em Power Point, de exemplos de inserções musicais em cenas teatrais

Sobre o profissional: diretor musical e arranjador, estudou orquestração na Berklee College of Music, de 1977 a 1979. Teve larga atuação como saxofonista, nos anos 1980 e 90: tocou com Gilberto Gil, Elba Ramalho, Luiz Melodia e Tim Maia. A partir de 1991, passou a se dedicar a composição, direção musical e arranjos, com destacada atuação na área teatral. Trabalhou com diretores como Enrique Diaz, Aderbal Freire-Filho, Paulo José, José Wilker, Inez Viana, Pedro Brício, Camila Amado e Cibele Forjaz, entre outros. Musicou mais de 200 espetáculos, nos últimos 20 anos. Trabalhou também para o cinema. Conquistou diversos prêmios.

Oficina de Criação de Figurino 2

Instrutora: Ruth Aragão (CE)

Período: 24 a 28 de novembro

Horário: 8h às 12h

Local: Banco de textos de Artes Cênicas do SESC Arsenal, à Rua 13 de Junho, 315, Bairro Porto, Cuiabá (MT).

Nº máximo de participantes: 20

Objetivos: Possibilitar aos participantes a experiência teórica e prática da criação de imagens de figurino, em sua relação com o conceito e montagem de espetáculos cênicos. Instigar a criação de imagens de figurino, explorando experimentalmente os diversos campos da cultura e da arte. Conhecer as etapas de desenvolvimento de um projeto artístico e técnico de composição de figurino, a partir da concepção geral do espetáculo e da relação com os profissionais envolvidos na visualidade cênica, como o diretor, o elenco e a costureira. Exercitar experimentalmente a relação entre a poética da encenação e um projeto de figurino.

Sobre a profissional: Ruth Aragão tem Pós-Graduação em  Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac – São Paulo; é professora e criadora de moda e figurino. Foi Aluna de Marie Rucki do Studio Berçot de Paris e estudou com a figurinista Bia Salgado. Realizou mais de  40 projetos em dança, teatro e audiovisual; trabalhou com  a coreógrafa e pesquisadora  de dança contemporânea, Andréa Bardawil, com a diretora  e também pesquisadora teatral Herê Aquino e o cineasta Karim Ainouz, entre outros.

Entre os trabalhos de Ruth Aragão, destacam-se: Orlando – texto de Virgínia Woolf e montagem do Grupo Expressões Humanas – ePraia do Futuro – longa-metragem de Karim Ainouz. Na área de pesquisa, formação e ensino, atua principalmente em oficinas de criação de imagem de moda, “styling” e figurino, e consultorias para projetos sociais e ONGs. Foi professora do Cuca Barra, centro cultural em Fortaleza. Tem experiência em cursos de formação em artes cênicas, a exemplo do Curso Técnico de Dança do Ceará e do Curso de Artes Cênicas do IFCE e Porto Iracema das Artes, onde ministrou a disciplina Figurino e caracterização. No Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC (Fortaleza), foi professora de disciplinas de Criação em moda (curso Design de moda) e, no Senac – CE, do Curso de figurino. No campo da moda, está à frente da marca Ruth Aragão Roupa e presta consultoria em estilo e criação para algumas marcas locais. Recentemente, integrou a equipe do projeto Design na Pele, com direção criativa do estilista e designer Ronaldo Fraga. Atualmente, participa do programa Preamar do Porto, da Escola Porto Iracema das Artes, como orientadora de figurino.

Acesse abaixo mais informações sobre outros circuitos de oficinas do Cena em Construção – 2015

Mato Grosso do Sul

Amazonas

Acre

Ceará

Paraíba

Paraná

Rio de janeiro

Espírito Santo

________________________________

Mais informações para o público
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas – Setor de Formação, Pesquisa e Memória
formacao.ceacen@funarte.gov.br
(21) 2279 8034

Mais informações para a imprensa
Funarte – Assessoria de Comunicação
ascomfunarte@funarte.gov.br