Durante o mês de novembro, a Fundação Nacional de Artes – Funarte promove oficinas ministradas pelo fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, no Casarão Fotoativa, em Belém (PA). A primeira, “De Olhos Vendados”, destina-se ao público em geral que pretende se aproximar da linguagem fotográfica e será realizada de 10 a 13 de novembro; e a segunda, “Fototaxia – em busca do elo perdido”, é destinada a educadores e multiplicadores que desenvolvem ou querem desenvolver metodologias transdisciplinares em suas abordagens e ocorrerá nos dias 21, 22, 28 e 29.
Miguel Chikaoka é referência na área de fotografia no Brasil e, desde 1980, destaca-se como um dos mais empenhados e singulares professores na arte-educação dessa área no país, tendo exercido profunda influência sobre toda uma geração de fotógrafos paraenses e brasileiros. Ao lado de outros fotógrafos, fundou, em 1983, a Associação Fotoativa, movimento artístico que fez escola na fotografia paraense e alcançou reconhecimento no país e no exterior.
Miguel Chikaoka recebeu, em 2012, a Ordem do Mérito Cultural, condecorado por suas contribuições à cultura brasileira. Este é o maior prêmio na área cultural concedido pelo governo federal. Menos focado na técnica do que na sensibilidade criativa ao fotografar, Miguel formou um modelo de ensino-aprendizagem centrado na reflexão crítica sobre a cultura e a sociedade ocidental.
PROGRAMAÇÃO
Oficina 1 – De olhos vendados
Datas: de 10 a 13/11, das 9h às 12h30 e das 14h às 16h45
Carga horária: 25 h/aula (formato compacto)
Nº de vagas: 25
Objetivo: desenvolver práticas de construção e uso de dispositivos de visualização e captura de imagens, estimulando o exercício do pensamento crítico-criativo sobre as possibilidades do fazer fotográfico e seus desdobramentos nas áreas do conhecimento. A oficina pretende oferecer um espaço de articulação entre o pensamento e a prática da fotografia, roda de conversa, jogos e exercícios sensoriais.
Oficina 2 – Fototaxia – em busca do elo perdido
com Miguel Chikaoka
Datas: 21, 22, 28 e 29/11, das 9h às 12h30 e das 14h às 16h45
Carga horária: 25 h/aula (formato compacto)
Vagas: 25
Objetivo: proporcionar aos educadores e multiplicadores uma vivência de construção de percursos educativos pautada na abordagem de conhecimentos que constituem a gênese do processo fotográfico. Trata-se de uma imersão no universo da luz, matriz física e inspiradora, para experimentar o que dela pode fluir.
PRÓXIMAS OFICINAS
Oficina Fotografia, Periferia e Memória – A experiência de Ratão Diniz
Ministrante: Ratão Diniz
De 21 a 24/11, das 9h às 18h
Curso destinado a iniciantes
Carga horária: 36 h/aula
Nº de vagas: 30
Local: Centro Cultural Brasil Estados Unidos – CcBEU – Belém (PA)
Trav. Padre Eutíquio, 1309, Batista Campos – Belém
Apoio Institucional: Centro Cultural Brasil Estados Unidos –CcBEU– Belém (PA)
Oficina Fluxo de trabalho e as boas práticas da fotografia digital
Ministrante: Prof. Marcos Issa
De 25 a 28/11, das 9h às 18h
Curso destinado a iniciantes
Carga horária: 36 h/aula
Nº de vagas: 20
Local: Centro Cultural Brasil Estados Unidos CCBEU, Belém (PA)
Trav. Padre Eutíquio, 1309, Batista Campos – Belém (PA)
Apoio Institucional: Centro Cultural Brasil Estados Unidos – CCBEU, Belém(PA)
Saiba mais e faça sua inscrição acessando:
https://sistema.funarte.gov.br/noticias-antigas/artes-integradas/funarte-leva-ciclo-fotografia-periferia-e-memoria-ao-norte-e-ao-nordeste/