Como treinar o corpo em diversas técnicas de dança, sem perder a integridade física, mental e emocional, às vezes abaladas pela conquista profissional? Esta é a pergunta que o bailarino Alex Dias pretende trazer à discussão em Corpo Móvel, projeto artístico-pedagógico de sinergia entre a dança e as práticas de educação somática, durante a ocupação do Galpão 6 da Funarte MG, nos dias 26 de novembro de 2015, das 15h às 17h30. A atividade faz parte do projeto de ocupação Laboratório da Cena Funarte MG 2015 e a entrada é gratuita.
De acordo com Alex Dias, Corpo Móvel será uma ferramenta de ensino “para um mover dinâmico e seguro durante a prática da dança”. O objetivo é potencializar o corpo do bailarino para o desenvolvimento do processo artístico de dança, respeitando as relações biomecânicas e cinesiológicas. “As práticas somáticas pertencem a um campo teórico-prático ainda pouco conhecido no Brasil. Nas aulas de educação somática, propõe-se a vivência de uma organização corpórea mais global e equilibrada!”, explica.
“Pretendo realizar, neste projeto, um aprofundamento da minha pesquisa de sinergia entre as práticas somáticas, principalmente o Método Feldenkrais e a prática da dança, possibilitando descobertas: não ‘o que me move’, mas ‘como me movo’. Sistematizar essa pesquisa para que ela se transforme em ferramenta de ensino e estímulo para a dança. Isso possibilitará ao artista da dança e do movimento uma melhor consciência de seu corpo, reduzindo lesões e contribuindo para um movimento dinâmico e seguro o que potencializará a criação artística”, afirma.
Sobre Alex Dias
Bailarino, coreógrafo, professor de dança contemporânea e pesquisador na área do movimento. Sua pesquisa percorre caminhos anatômicos e funcionais, promovendo uma maior compreensão da nossa organização corporal e possibilitando um movimento eficiente, dinâmico e seguro. Desenvolve seu trabalho junto ao Grupo de Dança Primeiro Ato em Belo Horizonte (MG) há mais de 17 anos, onde é o responsável pela pesquisa coreográfica dos espetáculos Mundo Perfumado (2004), Adorno (2010) e InstHabilidade (2014). Atualmente é aluno da Formação Internacional do Método Feldenkrais® de Educação Somática.
Serviço:
Corpo Móvel: experiências em movimento
Com o bailarino Alex Dias
Dia 26 de novembro, das 15h às 17h30
Local: Funarte MG – Rua São Januária, 68, Centro – Belo Horizonte, Minas Gerais (MG)
Entrada gratuita
Esta atividade integra o programa Laboratório da Cena Funarte MG 2015
Mais informações no site corpomovel.com