‘Contemporâneos na Funarte’ recebe Thiago Amud em Brasília

Thiago Amud lançando "Sacradanca". Foto: Adriana Branco

A série de shows musicais Contemporâneos na Funarte leva à Capital Federal, na quinta-feira, dia 3, a apresentação de voz e violão de Thiago Amud, na Sala Funarte Cássia Eller, às 21h. O projeto inclui, em Brasília, 12 apresentações de artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pará, até o dia 16 de dezembro, com entrada gratuita.

O compositor, também arranjador, cantor e violonista, assina letra e música da maior parte de suas obras; e tem parcerias com alguns dos principais artistas da música popular brasileira de várias gerações, como Guinga e Francis Hime. Suas músicas já foram gravadas por Milton Nascimento, Alcione, Ana Carolina, Guinga, Francis Hime, Simone Guimarães, Marcus Tardelli, Sergio Mendes, Mariana Baltar, Cristina Renzetti, Garganta Profunda e Izabel Padovani, entre outros.

Mais sobre o artista e sua obra

Amud faz parte do coletivo Chama, um grupo de artistas e escritores que atuam em seminários de crítica e espetáculos musicais. Já lançou dois álbuns, Sacradança (2011) e De ponta a ponta tudo é praia-palma (2013), este último muito celebrado pela crítica especializada.

A música do artista transita entre “sarcasmo, lirismo e anseio pela transcendência” – o que alguns críticos consideram constituir uma espécie de “novo barroco brasileiro”. No trabalho de Thiago são apontadas como características marcantes as constantes modulações harmônicas; o caráter contínuo das melodias; e os ritmos preponderantemente brasileiros: frevos, baiões, afoxés, toadas, sambas, e outros.

Outros parceiros seus são: Sergio Assad, Clarice Assad, Edu Kneip, Zé Paulo Becker, Pedro Sá Moraes, Thiago Thiago de Mello, Brisa Marques, Thomas Saboga, Marcelo Fedrá, Mauro Aguiar, Renato Frazão, Vinícius Castro, Antônio Loureiro e Rodrigo Zaidan.

Neste show, Thiago Amud condensa os arranjos orquestrais de seus dois Cds e também diversas obras inéditas, entre elas Brasiléia (parceria inédita com Guinga) e 2022. O artista explica que, neste repertório, propõe “Neste repertório, proponho uma leitura vertiginosa do ‘mito Brasil’, buscando decantar as influências que recebi de Jorge de Lima, Elomar, Guimarães Rosa, Chico Buarque e do Movimento Tropicalista”, acrescenta Thiago Amud.

Leia mais sobre o artista aqui

O Contemporâneos na Funarte é realizado pelo Centro da Música da Fundação Nacional de Artes. O programa é direcionado à produção recente de música de invenção, independente e contemporânea. A curadoria é feita por coletivos ligados à programação musical, ou pelo próprio Cemus/Funarte – que selecionou os artistas desse primeiro ciclo em Brasília.

Próximos shows do Contemporâneos na Funarte em Brasília

Dezembro

Dia 3, quinta-feira – Thiago Amud (voz e violão)
Dias 4 e 5, sexta e sábado – Jaloo – apresentação de lançamento do álbum #1
Dia 7 Gui Amabis – show de lançamento do álbum Ruivo em sangue
Dia 10 César Lacerda
Dia 11 Bruno Cosentino – apresentação de repertório do álbum Amarelo
Dia 12 Romulo Fróes – show de lançamento do álbum Por Elas/Sem Elas
Dia 13 Rico Dalasam – apresentação Fervo do Dalasam
Dia 14 Gustavo Galo – show ASA
Dia 15 Léo Cavalcanti – Concerto voz e violão
Dia 16 – Duo Fernando Grilo e Rodrigo Maré Souza – Mulambo Jazzagrário

Thiago Amud (voz e violão)

3 de dezembro, quinta-feira, às 21h

Sala Funarte Cássia Eller
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural – lote 2
Brasília (DF)
Tel.: (61) 3322 2025

A bilheteria abre às 19h. Sujeito a lotação
Duração: 1h20

Acompanhe neste Portal, na página Música, as notícias sobre os próximos shows.

Acesse aqui as informações sobre os outros artistas e grupos que se apresentam na programação.

Contemporâneos na Funarte
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
cemus@funarte.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *