O compositor e cantor Gui Amabis é o próximo artista a se apresentar na série musical Contemporâneos na Funarte em Brasília. Ele sobe ao palco da Sala Funarte Cassia Eller no dia 7, segunda-feira, às 21h, para o show de lançamento do seu mais novo disco autoral, Ruivo em sangue. A entrada é gratuita.
O programa Contemporâneos na Funarte apresenta 12 shows, de artistas e bandas com perspectivas estéticas e concepções musicais das mais distintas, que expressam tendências representativas da inovação na música brasileira. O projeto, também é realizado na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro.
Sobre o artista
Gui Amabis é reconhecido por seus trabalhos com música para cinema e por passagens pelos mais diversos palcos brasileiros. Trabalhou nas trilhas dos filmes Bruna Surfistinha (2011), Quincas Berro D’água (2010) e Senhor das armas (2005) e para a série Cidade dos homens (2002 – 2005), entre tantas outras produções, nacionais e internacionais.
Já se apresentou em muitos espaços na Europa, como em Portugal, na prestigiada Casa Independente. E, no Brasil, em locais como os SESC’s – no Rio de Janeiro, o Audio Rebel e, em São Paulo: a Casa de Francisca, a Casa do Mancha, o Crisantempo, o Centro Cultural da Juventude – ; e em muitos outros espaços brasileiros. Já gravou com nomes como Criolo, Céu, Tulipa Ruiz e Lucas Santtana. Seu trabalho já levantou elogios diversos da crítica, em veículos jornalísticos como Folha de S. Paulo, O Globo, O Tempo, Público, Veja, O Grito e Miojo Indie, entre e outros.
Paulistano, Gui Amabis nasceu em 1976. Iniciou sua carreira profissional em 98, como assistente de estúdio, na capital paulista. No mesmo ano, começa sua formação de canto, violão e teoria musical, com o professor Levy Miranda, até o fim de 2002.
Sobre o repertório de Ruivo em sangue
Mantendo uma proposta de músicas com densidade e impetuosidade do álbum Trabalhos carnívoros, Ruivo em sangue, terceiro disco autoral de Gui Amabis, faz um contraponto com o ar soturno e de introspecção da obra anterior. Nas nove faixas desse trabalho, com lançamento em 2015, o autor revela, seu lado dramático, cênico e lírico, numa obra direcionada para a grandeza e a elegância.
O próprio compositor interpreta as peças. Metade delas são frutos de parcerias com os outros músicos, amigos de longa data: Dustan Gallas, Regis Damasceno e Marcelo Cabral. Amabis declamando potentes poemas visuais e sonoros, carregados de sonhos amorosos, divertidos e metafísicos. Ruivo em sangue foi composto e gravado entre São Paulo e Lisboa. Carrega no gene a solidão insólita de caminhar à deriva pelas ruas da capital portuguesa”, comenta o autor. Ele diz que os frutos de mais uma “investida peregrinatória às suas origens” são o fechamento de uma pesquisa que fazia desde o álbum Trabalhos.
As seguintes músicas compõem o novo repertório: Graxa e sal, Ruivo em sangue, Trabalhos carnívoros, Eles eram, Curves dance dream, Menino horrível, Encosto, Mistas verdades, Um bom filme, Gathered mind, Abestada, Pena mais que perfeita e Patrulha desorientada.
Mais informações sobre Gui Amabis: http://www.guiamabis.com.br/
Programação do Contemporâneos na Funarte em Brasília
Dezembro
Dia 3, quinta-feira – Thiago Amud – voz e violão
Dias 4 e 5 – Jaloo – apresentação de lançamento do álbum #1
Dia 7 – Gui Amabis – show de lançamento do álbum Ruivo em sangue
Dia 10 – César Lacerda
Dia 11 – Bruno Cosentino – apresentação de repertório do álbum Amarelo
Dia 12 – Romulo Fróes – show de lançamento do álbum Por elas/sem elas
Dia 13 – Rico Dalasam – apresentação Fervo do Dalasam
Dia 14 – Gustavo Galo – show ASA
Dia 15 – Léo Cavalcanti – Concerto voz e violão
Dia 16 – Duo Fernando Grilo e Rodrigo Maré Souza – Mulambo Jazzagrário
Sobre o programa
Realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do seu Centro da Música, a série Contemporâneos na Funarte traz aos palcos da fundação artistas e conjuntos com propostas inovadoras, vindos de diferentes estados do país. A Fundação pretende levar a programação a seus espaços em outros estados.
Contemporâneos na Funarte – Brasília
Gui Amabis
Lançamento do álbum Ruivo em Sangue no DF
Dia 7 de dezembro de 2015, segunda-feira, às 21h
Sala Funarte Cássia Eller
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural – lote 2
Brasília (DF)
Tel.: (61) 3322 2025
Entrada franca
Distribuição de convites a partir das 19h. Sujeito a lotação.
Duração: 1h20
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
cemus@funarte.gov.br
Acompanhe as notícias sobre os shows do Contemporâneos na Funarte em Brasília e no Rio, no Portal da Funarte: www.funarte.gov.br, na página Música.