‘Contemporâneos na Funarte’ recebe, no Rio, bandas Renascimento e Mohandas

Próxima atração do projeto ‘Contemporâneos na Funarte’, a banda Renascimento sobe ao palco da Sala Sidney Miller, no Rio, na quinta-feira, 10 de dezembro, às 19h30. O show que, por coincidência, acontece no dia em que Cássia Eller faria aniversário, tem como um dos convidados o cantor Chico Chico, filho da artista. A outra participação especial é do sanfoneiro Kiko Horta.

No dia 11, sexta, no mesmo horário, quem se apresenta é a banda Mohandas. O convidado é o cantor e compositor paraense Felipe Cordeiro. A programação tem curadoria do Coletivo Etnohaus, que ocupa o espaço da Funarte agora em dezembro e comemora os cinco anos de sua formação em cinco noites, com cinco bandas e cinco lançamentos. O show, que marca o encerramento da ocupação, será no dia 18 de dezembro e terá como atrações o bloco Agytoê e Marcelinho da Lua.

Sobre os artistas

Renascimento Banda – Foi a partir do reencontro de dois amigos, o cantor Tyaro Maia e o violonista Dudu Souto, que surgiu o projeto Renascimento. Após pouco mais de um ano de parceria, o repertório conta com mais de 20 canções autorais. À voz e violão do duo se juntaram outros músicos de diferentes formações. Além de Tyaro e Dudu, integram a banda: Beto Lemos (rabeca e percussão), Pedro Rondon (baixo) e Arthur Pedrosa (bateria).

Devido à versatilidade dos músicos e de suas canções, a formação da banda pode apresentar diversas combinações e possibilidades. Partindo de influências musicais brasileiras, o trabalho do grupo contempla diferentes ritmos e sotaques, o lirismo das poesias e a construção dos elementos harmônicos que conduzem à magia e (re)descobertas num ambiente místico, íntimo e experimental.

Mohandas – A banda carioca, que surgiu em 2011, se destacou por criar um estilo próprio e fazer uma música inovadora. O trabalho de estreia, Etnopop, lançado em 2012, alcançou grande repercussão no cenário independente e garantiu ao grupo quase uma centena de shows pelo Brasil e América Latina. Recentemente, a banda divulgou o novo disco, Um Segundo, que traz seis faixas inéditas e duas músicas – Seres e Your Eyes, do compacto Toda Parte, que foram remixadas pelo DJ e produtor Kinkid. As faixas inéditas são: Carro Sagrado, Máquina de Lavar, O Homem, Pele de Cobra, Som Atemporal e Umbigada Big Bang.

A banda Mohandas é formada por Bel Baroni (percussão e voz), Diogo Jobim (teclados e sintetizadores), Dudu Lacerda (percussão e voz), Micael Amarante (voz, saxofone e guitarra), Nana Orlandi (percussão e voz) e Pedro Rondon (baixo). Para o show do dia 11 de dezembro, na Sala Funarte Sidney Miller, o grupo convidou o cantor paraense, Felipe Cordeiro. A parceria começou em 2014, quando a banda tocou na noite de lançamento do segundo disco do cantor e guitarrista, em Belém do Pará. Em 2015, eles voltaram a se encontrar, em São Paulo, e agora a parceria será em palcos cariocas.

Sobre o programa Contemporâneos na Funarte

No projeto de ocupação da Sala Funarte Sidney Miller em 2015,  o espaço recebe ao todo seis coletivos, que ficarão responsáveis pela programação de cinco shows cada um, até a segunda semana de dezembro, sempre às 19h30. Participam da série os grupos: Chama, Audio Rebel/Quintavant, Etnohaus, Norte Comum, Leão Etíope do Méier e Banda Desenhada. Selecionados pelo Centro da Música da Funarte, eles apresentam perspectivas estéticas e concepções musicais das mais distintas, mas que expressam tendências representativas da música brasileira contemporânea. 

Coletivo Etnohaus
Saiba mais

Serviço

Contemporâneos na Funarte

Programação

10 de dezembro (quinta) – Renascimento + Chico Chico + Kiko Horta

Repertório
Cortejo (Tyaro Maia e Dudu Souto); Janaina (Tyaro Maia e Dudu Souto); Noite de Estrelas (Nana Orlandi e Beto Lemos); Diante do Espelho (Dudu Souto e Felipe Bonfim);Revoada (Fernando Jacotinga); Jeito Tinhoso (Tyaro Maia); Doida de Desejo (Tyaro Maia); Você (Tyaro Maia); Caboclos (lina Miguel e Tyaro Maia); Olhos Nus (Tyaro Maia e Dudu Souto); Dito Fuleiro (Tyaro Maia e Pedro Rondon); Quebrada (Tyaro Maia); Xote Manso (Tyaro Maia e Dudu Souto); Tatuagem (Tyaro Maia, Leon Miguel, Nana Orlandi e Lina Miguel); Despedida n2 ( Dudu Souto); Logun Edé (Tyaro Maia e Nana Orlandi); e Vivo Morto (Tyaro Maia e Chico Chico).

Formação
Tyaro da Silveira Maia Correa (voz e percussão); Eduardo Souto Xavier (violão); Pedro Rondon Campos (baixo); Artur Pedrosa de Carvalho (bateria); Gabriel Alves (sax).
Participações: José Mauricio Barrettos Parreiras Horta (sanfona) e Francisco Ribeiro Eller (voz e violão).

11 de dezembro (sexta) – Mohandas + Felipe Cordeiro

Repertório
Umbigada Big Bang (Nana Orlandi, Micael Amarante, Bel Baroni, Geraldo Júnior); O Homem (Bel Baroni); Carro Sagrado (Nana Orlandi, Pedro Amparo, Leon Miguel); Seres (Bel Baroni); Pele de Cobra (Micael Amarante, Lina Miguel, Tyaro Maia, Nana Orlandi); Som Atemporal (Dudu Lacerda); Máquina de Lavar (Dudu Lacerda); Djere Djere (Bel Baroni); Cumbia (Diogo Jobim); Saudades do Pará (Estevão Senra, Diogo Jobim, Dudu Lacerda) e Your Eyes (Micael Amarante).

Formação
Bel Baroni (voz e percussão); Diogo Jobim (sintetizadores); Dudu Lacerda (voz e percussão); Micael Amarante (voz e guitarra); Nana Orlandi (voz e percussão) e Pedro Rondon (baixo e sintetizador).
Participação
: Felipe Cordeiro (voz e guitarra)

Curadoria dos shows: Coletivo Etnohaus

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Capacidade: 207 lugares
Classificação indicativa: Livre
Horário da bilheteria: a partir das 16h

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, nº 16 – térreo
Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 2279 8087

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *