Insensata Cia de Teatro leva ‘Memórias de um quintal’ à Funarte MG

A Insensata Cia de Teatro apresenta seu novo espetáculo Memórias de um quintal, entre os dias 7 e 10 de abril, na Funarte MG. A temporada integra o Projeto Cena Aberta 2016 da Fundação Nacional das Artes, ocupando um dos galpões da instituição em Belo Horizonte (MG).

Quinto espetáculo da Insensata Cia de Teatro, Memórias de um quintal é voltado para o público infantil, mas pode ser desfrutado por todos os públicos. Memórias de um quintal se utiliza de músicas e brincadeiras populares para trazer à cena o duelo entre uma criança e um pardal. Manguinha sonhava em acertar o pássaro com o seu bodoque, mas sua péssima pontaria fazia dele motivo de chacota. Determinado, depois de muito treinar, finalmente consegue acertar a ave. Porém, o que sentiu nesse momento não foi exatamente a alegria que sempre esperou.

O grupo compartilhou diversas obras escritas para o público infantil para a construção do espetáculo até o encontro com a literatura do mineiro  Wander Piroli. Sua obra O Matador para crianças não tem a preocupação de ser politicamente correta, sem deixar sua alma e poesia de lado. Ao colocar em cena uma criança que sonha em matar um pardal e que, quando consegue, se depara com a imensa culpa pelo seu ato, provoca dor e angústia no leitor, optando por abrir mão do final feliz, sempre esperado nas histórias infantis.

No processo de livre adaptação da obra, os atores trouxeram para a cena suas próprias memórias de infância e pessoalidades, narrando, comentando e ficcionalizando-as. Seus apelidos e brincadeiras de infância também compõem a dramaturgia, criada durante o processo. A direção adotada foi a colaborativa, com cada ensaio sendo conduzido, alternadamente, por um dos atores envolvidos, que propunha dinâmicas para o processo criativo.

A trilha sonora original é assinada pelo músico/ator convidado, Dário Marques, violeiro e compositor. Além da viola, o pandeiro, tambor e a escaleta são instrumentos tocados ao vivo pelos atores. Fazem parte das letras das músicas tanto as brincadeiras populares, quanto as vivências dos próprios atores. O cenário e o figurino, concebidos pelo coletivo com orientação de Daniel Ducato, foram pensados a partir do retalho, do remendo e do cerzido. Toda a encenação é elaborada em diálogo com o público, em uma criação que parte da imaginação em conjunto, em convívio.

Ficha Técnica:
Elenco e Direção: Brenda Campos, Cláudio Márcio, Dário Marques, Keu Freire
Dramaturgia: O coletivo, orientação de Raysner de Paula
Cenografia e figurinos: O coletivo, orientação de Daniel Ducato
Bordados: Brenda Campos
Sonoplastia: Dário Marques (Trilha sonora original)
Iluminação: Ítalo Mendes e Keu Freire
Produção: Insensata Cia de Teatro

Memórias de um quintal

Dias 7, 8, 9 e 10 de abril
Quinta e sexta, às 20h
Sábado e domingo, às 16h

Local: Funarte MG
Rua Januária, Nº 68, Centro – Belo Horizonte (MG)

Ingressos: R$20

Saiba mais
https://www.youtube.com/watch?v=bEhhBjbjmdE

Teaser:
https://www.youtube.com/watch?v=vJVdsQOmcFs
https://www.facebook.com/insesataciadeteatro?fref=ts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *