Umberto Magnani será velado no Teatro de Arena, em São Paulo

Umberto Magnani em cena da novela 'Velho Chico', da Rede Globo. Foto: Caiuá Franco/ Globo

O ator Umberto Magnani Netto, morto na manhã de quarta (27) em decorrência de um acidente vascular encefálico (AVE), será velado a partir das 6h desta quinta (28) no palco do Teatro de Arena Eugênio Kusnet da Funarte (Rua Dr. Teodoro Baima, 94, São Paulo, SP). Umberto Magnani participou intensamente das atividades do Arena, antes e depois da aquisição da sede física da companhia pelo Serviço Nacional de Teatro (posteriormente integrado à Funarte).

Recém-formado pela Escola de Arte Dramática (EAD), Magnani sempre acompanhou os trabalhos do Arena e foi chamado pelo diretor Augusto Boal, em 1968, para entrar no elenco da peça Primeira Feira Paulista de Opinião, que a companhia, ainda sem sede própria à época, apresentava no Teatro Ruth Escobar.

Além de uma extensa carreira no cinema e na televisão, Umberto Magnani atuou em mais de setenta peças teatrais e foi gestor público. De 1977 a 1990, dirigiu em São Paulo o Serviço Nacional de Teatro (posteriormente integrado à Funarte). Durante este período, esteve à frente das atividades do Teatro de Arena, que já havia sido adquirido pelo SNT.

Umberto Magnani ajudou a fundar e dirigiu, também, a Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp), onde lançou projetos de grande repercussão, como a Campanha de Popularização do Teatro.

O velório do ator se realizará até as 13h de quinta (28) no Arena, quando o corpo seguirá para uma última homenagem em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), sua cidade natal.

* Texto alterado às 19h40 de 27/04/2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *