Projeto Bandas de Música completa 40 anos e é tema de novo vídeo da Funarte

Associação Musical Antônio Malato (Ponta de Pedras – Marajó – PA) – Maestro Marcelino Tavares. Imagem: vídeo (Canal Funarte)

A partir desta quinta-feira, 28 de abril, a Fundação Nacional de Artes – Funarte disponibiliza em seu portal um vídeo sobre o Projeto Bandas de Música, que está completando quatro décadas de atividades. Criado em 1976, o projeto e sua trajetória se confundem com a própria história da Funarte, fundada um ano antes. Um dos destaques do programa, os cursos de capacitação atingiram a marca de quase 10 mil participantes em 18 anos. Além de incentivar o aprendizado e a formação musical, o projeto Bandas contribui para manter viva essa tradição musical e, desde sua criação, já distribuiu cerca de 40 mil instrumentos de sopro por todo o país.

O vídeo
A história do Projeto Bandas de Música e o alcance de suas ações – como os Painéis Funarte de Bandas de Música, programa de distribuição de instrumentos e edição de partituras – estão entre os temas da produção, realizada pelo Canal Virtual em parceria com o Centro da Música da Funarte.

Um dos exemplos do alcance nacional dessas ações é a cidade de Ponta de Pedras, no Pará, onde o vídeo foi gravado. Localizado no arquipélago do Marajó, com uma população de aproximadamente 25 mil habitantes, o município tem entre os símbolos de sua cultura a banda da Associação Musical Antônio Malato (AMAM), atuante desde 1969 (quando foi criada, com o nome de Clube Musical Circulista) e atualmente é formada por 60 músicos.

As histórias da banda e de Ponta de Pedras se cruzam com a do Projeto Bandas de Música em 2011, quando o município recebeu o Painel Funarte de Bandas de Música, que desde então dá frutos no ambiente musical da cidade. “O papel da banda de música não é apenas formar músicos. Ela também forma o ser humano”, afirma no vídeo a coordenadora do Projeto Bandas de Música, Rosana Lemos.

A declaração de Rosana encontra eco nas falas de outros participantes, como o regente da banda da AMAM, Marcelino Tavares, e de Paulo José Campos de Mello, superintendente da Fundação Carlos Gomes – parceira da Funarte nas ações realizadas no Estado do Pará. “Políticas públicas direcionadas às comunidades são soluções, principalmente quando elas independem de cores e de partidos”, destaca Paulo José.

O vídeo também conta com depoimentos de músicos da AMAM e dos ex-presidentes e fundadores Bianor Machado e Sércio Pereira – este considerado a “memória viva” da banda.

Assista ao vídeo no canal da Funarte no YouTube ou na página do Projeto Bandas de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *