Funarte lança CD em tributo a Mário de Andrade

Com o LP original, Flávio Silva, coordenador de Música Erudita da Funarte; João Carino, apresentador do programa "Época de Ouro"; e Celsinho Silva, músico e produtor do grupo

Distribuição da obra é gratuita

A Fundação Nacional de Artes – Funarte lançou o CD Mário 300 – 350, em homenagem ao poeta, escritor, musicólogo e pesquisador da cultura brasileira Mário de Andrade, no dia 16 de maio, segunda-feira, na Sala Funarte Sidney Miller – Rio de Janeiro. A ação integrou o show do Conjunto Época de Ouro – realizado toda segunda-feira, a partir das 17h, no local, para a transmissão e gravação do programa Época de Ouro, das Rádios EBC (com entrada franca). A distribuição do CD é gratuita.

A obra é a versão digital de uma raridade: o álbum com dois LPs, publicado pela Funarte em 1983, para marcar o centenário de nascimento de Mário de Andrade. Estão no disco gravações das cantoras Lenita Bruno e Teca Calazans, acompanhadas ao piano por Francisco Mignone e Camargo Guarnieri; e por um grupo instrumental dirigido por Maurício Carrilho. Os LPs originais, produzidos por Herminio Bello de Carvalho e Tulio Feliciano, foram digitalizados pela Fundação em 2015, para assinalar os 70 anos de falecimento de Mário de Andrade.

No Show, o Conjunto Época de Ouro apresentou composições de grandes nomes da música instrumental brasileira, em seus vários gêneros, especialmente o choro. Foram distribuídos ao público 20 exemplares do novo CD.

O jornalista Nassif Elias – que já atuou na France Press e muitos outros veículos de imprensa – elogiou o lançamento da gravação: “Mário de Andrade é um dos grandes estudiosos da Música Popular Brasileira. Ele foi um dos que mais abriu os olhos do Brasil para tudo na nossa música – inclusive para o choro, que ouvimos hoje. E batalhou pela música nacional e por sua difusão”, comentou.

Flávio Silva, coordenador de Música Erudita da Funarte, comemorou: “Foi muito importante um CD em homenagem a Mário de Andrade ter sido lançado num show do Época de Ouro, que é um conjunto fantástico”, O pesquisador lembra que acompanhou muito esse conjunto, no início da Fundação, ainda quando Marlos Nobre dirigia a área de música (1976). “Fizemos várias gravações do Época de Ouro, na TV, ainda com  os violonistas César Faria e o Dino Sete Cordas, Waldiro Tramontano, o Canhoto (do cavaquinho). Fazer o lançamento da obra junto com esse grupo esplêndido foi uma experiência muito bacana, que me trouxe ótimas lembranças”, concluiu Flávio.

Um maestro das ruas toca violino clássico e popular

O violinista profissional e maestro romeno Stephan Tajti foi o convidado do show. Na Europa, ele se apresentou na Orquestra Sinfônica de Madri; dirigiu corais e regeu concertos; e participou do Concurso Internacional de Coros, na Itália e na Hungria. O artista, que desenvolve uma tese de mestrado em música em locais públicos, destacou que a música provoca um forte impacto no público das ruas – especialmente a clássica. E tocou peças famosas para violino e orquestra, eruditas e populares, de vários países.

Sobre o CD Mário 300- 350

No repertório do CD estão poemas do autor de Macunaíma, musicados por Mignone e por Guarnieri, além de interpretações com participação de Martinho da Vila e D. Ivone Lara. Modinhas do séc. XIX e melodias folclóricas completam o conteúdo da obra. Um dos destaques é Viola quebrada, única composição de Mário de Andrade, apresentada em três versões diferentes.

O CD vem acompanhado de um livreto, com textos de amigos de Mário, como Fernando Sabino, Guilherme Figueiredo, Pedro Nava, Carlos Scliar e Oneyda Alvarenga (escritos para o álbum original) e reproduz retratos por Lasar Segall, Anita Malfatti, Enrico Bianco, Dimitri Ismailovitch e outros.

Sobre os shows do Época de Ouro

As apresentações do Conjunto Época de Ouro são realizadas pelas Rádios EBC, em parceria com a Funarte. Os eventos têm transmissão ao vivo, na web e na Rádio MEC AM Rio, no programa Época de Ouro. A Direção musical é de Jorginho do Pandeiro e a produção do também pandeirista Celsinho Silva.

Foto: S. Castellano - Funarte

CD Mário 300 – 350
Lançamento da Funarte


Realização
Centro da Música | Fundação Nacional de Artes – Funarte
cemus@funarte.gov.br

Distribuição gratuita

________________

Shows do Programa Época de Ouro
Com o Conjunto Época de Ouro e convidados

2016
Toda segunda-feira
Das 17h às 19h
Entrada franca

Sala Funarte Sidney Miller
Palácio da Cultura Gustavo Capanema
Rua da Imprensa nº 16 – térreo
Convites disponíveis na bilheteria a partir das 15h

Direção musical: Jorginho do Pandeiro. Produção: Celsinho Silva. Apresentação: João Carino
Realização: EBC Rádios | Parceria: Funarte

Mais informações sobre o CD Mário 300 – 350
Coordenação de Música Erudita – Centro da Música – Funarte
Classicos@funarte.gov.br

Mais informações sobre o programa Época de Ouro
Produção: Celsinho Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *