Em sua quarta edição, o Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco 2016 será realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no Recife. O tema deste ano é ‘Por uma dança acessível’ e a programação inclui palestras, workshops, performances, coreografias, além de espetáculos gratuitos. O seminário foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 e tem apoio cultural do Paço do Frevo, Caixa Cultural Recife, SESC PE e Centro Apolo Hermilo. Para participar, os interessados devem ser inscrever gratuitamente no site www.acupegrupodedanca.com.br. São 100 vagas para o seminário/mesas temáticas e 25 vagas para os workshops.
O encontro tem como proposta ampliar e aprofundar o debate sobre os territórios e fronteiras entre a dança, educação e acessibilidade, envolvendo todos os agentes deste segmento artístico: estudantes, professores, bailarinos, pesquisadores, deficientes ou não. Temas como Políticas Públicas, Dança e Pessoas com deficiência serão abordados nas palestras, que acontecem à tarde e à noite no Teatro Hermilo Borba Filho, e contam com nomes importantes para enriquecer as discussões como o bailarino e curador do seminário, Edu O. (BA); a pesquisadora Lúcia Matos (BA); e a artista Estela Lapponi (SP), entre outros.
As mesas terão também tradução em Libras – Língua Brasileira de Sinais. “A nossa preocupação com a educação é latente e buscamos promover, com o seminário, a discussão sobre o arte/educador, sobre as questões pedagógicas da dança, trazer a coerência entre teoria e prática deste universo específico”, explica o curador e coordenador do evento, Paulo Henrique, também diretor do Acupe, grupo que assina a realização do seminário e há nove anos vem consolidando um trabalho não só artístico, mas também de formação no estado de Pernambuco.
Para unir as palestras à prática artística, o Seminário conta com workshops no período da manhã e apresentações diárias sempre às 18h, com o recurso de audiodescrição. Entre elas, estão o espetáculo Sem Conservante, da Cia. Gira Dança (RN); a performance AH, SE EU FOSSE MARILYN!, de Edu O.; e o estreante Tijolos de Esquecimento, do Acupe.
Durante os quatro dias do evento, o Teatro Hermilo Borba Filho, a Caixa Cultural e o Paço do Frevo recebem, respectivamente, os workshops Diversos Corpos Dançantes (ministrado por Carla Vendramin/RS); Audiodescrição (com Andreza Nóbrega/PE) e Danceability (com Estela Lapponi/SP). Os participantes também poderão acompanhar, somente na segunda-feira, dia 30 de maio, a divulgação do resultado do projeto Mapeamento da Dança com as pesquisadoras Lúcia Matos (UFBA), Roberta Ramos (UFPE) e Adriana Gehres (UFPE).
Serviço
IV Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco | Por uma dança acessível
De 30 de maio a 2 de Junho
Palestras e apresentações: Centro Apolo Hermilo
Obs.: Distribuição de ingressos com uma hora de antecedência
Participação gratuita
Inscrições: www.acupegrupodedanca.com.br
Mais informações: acupegrupodedanca@gmail.com ou (81) 99145-7259
Programação
30 de maio – segunda-feira
14h às 17h – Políticas Públicas, Dança e Pessoas com deficiência
Palestrantes: Edu O.(BA) e Lúcia Matos (BA)
Mediador: Paulo Henrique Ferreira
18h- Espetáculo Sem Conservante/Cia. Gira Dança (RN)
19h30 às 20h30- Mapeamento da Dança: diagnóstico da dança em oito capitais de cinco regiões brasileiras
Palestrantes: Lúcia Matos (coordenadora nacional – PPGDança – UFBA), Roberta Ramos (coordenadora do Núcleo Recife – UFPE) e Adriana Gehres (pesquisadora Núcleo Recife – UPE)
31 de maio – terça-feira
14h às 17h – Palestras sobre Mídia e Acessibilidade
Palestrantes: Flávia Cintra (RJ) e Andreza Nóbrega(PE)
Mediadora: Duda Freire
18h- INTENTO 3257,5 – performance+instalação com Estela Lapponi
19h às 22h- Palestras sobre Dança, artistas e seus fazeres
Palestrantes: Fátima Daltro (BA) e Estela Lapponi (SP)
Mediador: Marcelo Sena
1º de junho – quarta-feira
14h às 17h – Palestras ‘Por uma dança acessível’
Palestrantes: Tereza França (PE) e Carla Vendramin (RS)
Mediadora: Liana Gesteira
18h – AH, SE EU FOSSE MARILYN!
Performance criada e interpretada por Edu O.
2 de junho – quinta-feira
14h às 17h- Palestras sobre Dança e Deficiência
Palestrantes: Ana Cecília Soares (PE)e Carolina Teixeira (RN)
Mediadora: Ailce Moreira
18h – Espetáculo Tijolos de Esquecimento/Acupe Grupo de Dança
19h – JAM Session e entrega de certificados
– Workshops
Diversos Corpos Dançantes com Carla Vendramin (RS)
Irá possibilitar aos participantes uma experiência sobre a metodologia de Carla Vendramin no trabalho com grupos de habilidades mistas (pessoas com e sem de/eficiência). Serão abordados alguns temas, como: ‘Princípios chave de comunicação e relacionamento’, ‘Elementos do ambiente e estratégias para uma prática de dança acessível, entre outros.
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Período: 30/5 a 2/6, das 9 às 13 h
Total: 15 h
Audiodescrição com Andreza Nóbrega (PE)
Estudos da tradução audiovisual, envolvendo a audiodescrição (AD) como um recurso de acessibilidade para a dança. Elaboração de notas proêmias e reflexão sobre estratégias de mediação inclusiva. Universo da pessoa com deficiência visual.
Local: Auditório da Caixa Cultural
Período: 31/5 a 2/6, das 8 às 13 h
Total: 15 h
Danceability com Estela Lapponi(SP)
Danceability propõe a investigação do movimento que é próprio de cada pessoa. Esta investigação se dá de maneira particular e ao mesmo tempo coletiva, possibilitando o intercâmbio criativo e a construção de um ambiente de confiança e de liberdade criativa a partir dos seguintes princípios da “Escuta Cênica”:
SENSAÇÃO: é a atenção no que se passa dentro e fora do corpo; RELAÇÃO: com a pessoa ou pessoas com quem está dançando dupla, trio, quarteto e grupo, e espaço; TEMPO: a sensação do tempo interno e externo do corpo de cada um, as diferentes sensações do tempo; e COMPOSIÇÃO: o desenho, composição no espaço, coreografia.
Local: Paço do Frevo
Período: 30/5 a 2/6; das 9 às 13 h
Total: 15 h