Artista André Soares Monteiro mostra técnica ecologicamente sustentável

Fotos: Prefeitura Municipal de João Pessoa

Texto editado a partir de matéria de Adriana Crisanto – Site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB)

Uma parceria que inclui a Representação Norte/Nordeste da Fundação Nacional de Artes – Funarte conduz criadores das Artes Visuais dos estados da Paraíba e de Pernambuco a realizar um intercâmbio de trabalho. Nesse contexto, o pintor pernambucano André Soares Monteiro realiza em João Pessoa (PB), na Galeria da Estação das Artes, no Altiplano, a exposição Trajetável – Trajetória Sustentável.

Nos intercâmbios artísticos, a Funarte tem como parceiros a Secretaria de Estado de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. Esse acordo entre instituições, ocorrido em 2015, prevê, em princípio, “trocas” de exposições.

A nova mostra de André Soares Monteiro apresenta a trajetória do artista, ligada à ideia de sustentabilidade. Em seu processo, ele cata e mistura lixo, material em desuso e objetos separados para descarte e os transforma numa arte com perspectiva humanitária. Para difundir a técnica, André idealizou o o “Movimento Catamisto”. A mostra fica aberta ao público de todas as idades até 19 de julho, com entrada franca, de terça-feira a domingo.

Trajetável – Trajetória Sustentável é apresentada como uma grande e “biodiversa” instalação, com pinturas e painéis de todos os tamanhos, ambientados pelas figuras arquetípicas do autor, além da exibição contínua do curta Estética de camelô, de Paulo Bruscky e Daniel Santiago (PE) – 1982.

Nesta temporada em João Pessoa, a exposição conta com uma dupla curadoria, feita por Lúcia França (curadora e vice-diretora da Estação das Artes) e Maria Fachini (curadora e coordenadora de Exposição da Torre Malakoff – Pernambuco –). Isso significa para André “mais liberdade e desafios criativos” para a sua obra.

Para estabelecer uma comunicação inter e transdisciplinar com os visitantes, estudantes e educadores na exposição, o projeto Muserola – Museu e Galeria de Arte na Escola, que inclui uma oficina. Na iniciativa, idealizada pelo artista e financiado pelo Funcultura, em 2014, o expositor mostra quadros pintados por pessoas de todas as idades, como resultado final da oficina.

No dia 19 de maio, a exposição recebeu a visita de um grupo de professores do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que elaboram o curso de pós graduação Especialização em Educação Ambiental. “Visamos possíveis namoros epistemológicos entre a arte e a disciplina de resíduos sólidos, por exemplo,”, comentou o professor Marcos Valença, que coordena o grupo.

No âmbito desse projeto de intercâmbio artístico, as instituições parceiras realizaram, em julho de 2015, a mostra P&B – Paixão e Afeto’, na Torre Malakoff, no Recife (PE).

Exposição

Trajetável – Trajetória Sustentável

André Soares Monteiro
Local: Galeria da Estação das Artes – Altiplano

Até 19 de julho
Horário de visitação: Terça à sexta 9h às 18h. Sábado, domingo e feriados das 10h às 19h

Curadoria: Lúcia França e Maria Fachini
Realização: Biodiverso Soluções

Mais informações: (83) 3214 8270 | (83) 314 8303

Contato para imprensa: André Soares – (81) 98441 9462