O espetáculo IRA, adaptação do livro Xadrez, Truco e Outras Guerras, de José Roberto Torero, volta ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet, com apresentações nos dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro. A montagem, que deu origem às pesquisas do Núcleo Cênico ProjetoBaZar sobre a teatralização de textos não dramatúrgicos, integra o projeto Que Amores são esses, selecionado pela Funarte, via edital, para ocupar o Arena com diversas atividades neste início de 2010.
Dirigido por Aurea Karpor, IRA coloca em cena quatro atores, que, para narrar a história de uma guerra, interpretam mais de dez personagens e se movimentam pelo espaço como peças de xadrez. O público assiste a tudo de perto, sentado junto aos atores e ao redor do palco/tabuleiro.
Com ironia, sarcasmo e humor, IRA leva o espectador a conhecer cada instante da guerra, das artimanhas dos bastidores à violência do campo de batalha. Livremente inspirada na Guerra do Paraguai, a obra foi escrita sob a ótica de um soldado.
A programação do projeto Que Amores são esses inclui ainda encenações da peça DDP4469 (de sexta a domingo, até 7 de fevereiro) e a realização de debates e workshops.
Ficha Técnica
Adaptação: Aurea Karpor, Fabiana Ol Kondor e Tadeu de Araújo
Direção: Aurea Karpor
Elenco: Dany Cury, Fernando Pivotto, Gira de Oliveira, Mariana Galeno
Produção: ProjetoBaZar
IRA
Datas: 27/1/2010 e 2/2/2010, às 21h
Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Teodoro Baima, 94 – São Paulo / SP
Duração: 80 minutos
Recomendação: 12 anos
Mais informações: 11 3256-9463
http://projetobazar.blogspot.com/