Programação especial de música da Funarte celebra a Rio 2016

O Centro da Música da Fundação Nacional de Artes – Funarte inaugura no dia 8 de agosto, às 19h, na Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), as Bienais Olímpicas. A série, que vai apresentar quatro concertos, integra a programação cultural do Ministério da Cultura (MinC) para o período dos Jogos Rio 2016. A Edição Especial da Bienal de Música Brasileira Contemporânea nas Olimpíadas e Paralimpíadas 2016 traz, além das Bienais Olímpicas, diversos shows de música popular brasileira que serão realizados no Teatro Glauce Rocha, ainda no mês de agosto. Para setembro, período das Paralimpíadas, estão programadas a 1ª Bienal de Ópera e a Mostra Funarte de Festivais de Música, que terão apresentações, respectivamente, na Escola de Música da UFRJ e na Fundição Progresso, na Lapa. Todos os eventos terão entrada franca.

As obras, autores e músicos que compõem a programação das Bienais Olímpicas foram selecionados a partir da XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea da Funarte, realizada em 2015. Os programas serão realizados por oito destacados conjuntos instrumentais, que vão do duo pianístico a quartetos de cordas, quintetos de sopros e grupos mistos. As 23 obras selecionadas foram apresentadas nas três últimas Bienais de Música Brasileira Contemporânea pelos intérpretes que as reeditarão. Dentre os 23 compositores que figuram nos programas, destaques para Ernani Aguiar, Edino Krieger, Marlos Nobre, Ronaldo Miranda, Ernst Mahle, Tim Rescala  e João Guilherme Ripper. O Quinteto Villa-Lobos e o Duo Bretas/Kevorkian estão entre os grupos que executarão as obras. As apresentações ocorrerão nos dias 8, 15, 22 e 29 de agosto, sempre às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola Nacional de Música da UFRJ.

Ainda em agosto,o Teatro Glauce Rocha (em caráter excepcional), recebe a programação musical da tradicional Sala Funarte Sidney Miller, com shows de variados gêneros que compõem a música popular brasileira. De 3 a 14 de agosto, passam pelo espaço artistas como a cantora Nina Wirtti, e a dupla pernambucana Siba e Karina Buhr. Bandas de Pífano também estarão presentes, com exposição de instrumentos e até o lançamento do livro Pífanos do Agreste e do Sertão, que registra a história das bandas de pífanos do sertão pernambucano. Outros shows ainda irão ocupar o espaço no período.

A 1ª Bienal de Ópera e a Mostra Funarte de Festivais de Música nas Olimpíadas serão realizadas em setembro – dias 1º, 2 e 3 e 14, 15 e 16, período das Paralimpíadas. A Ópera do Mambembe Encantado e Medeia são as duas óperas que integram a 1ª Bienal. Cada obra terá três apresentações, na Escola de Música da UFRJ, sempre às 19h.

Também em setembro, entre os dias 6 a 17, o Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) brindarão o público da Rio 2016 com a Mostra Funarte de Festivais de Música. Serão seis festivais que vão apresentar um total de 30 espetáculos com o melhor da produção nacional das mais diversificadas vertentes musicais do país. Os festivais foram selecionados no Edital Mostra Funarte de Festivais de Música nas Olimpíadas, e representam todas as regiões do país – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do festival que obteve a maior pontuação no edital. As apresentações serão realizadas também às 19h, na Fundição Progresso, na Lapa, centro do Rio, famoso palco musical da cidade, com capacidade para receber até cinco mil pessoas.

Toda a produção musical organizada pelo MinC e Funarte pretende oferecer ao público carioca e, principalmente, ao visitante olímpico uma seleção da rica diversidade musical da cultura brasileira.

Confira a Programação:

. BIENAIS OLÍMPICAS

Dias 8, 15, 22 e 29 de agosto
Segundas-feiras, às 19h

Escola de Música da UFRJ –Salão Leopoldo Miguez
Rua do Passeio, 98, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Lotação: 600 lugares

. 1ª BIENAL DE ÓPERA

Dias 1,2, 3, 14, 15 e 16 de setembro
Quarta, quintas, sextas e sábado, às 19h

Escola de Música da UFRJ – Salão Leopoldo Miguez
Rua do Passeio, 98, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Lotação: 600 lugares

. MOSTRA FUNARTE DE FESTIVAIS DE MÚSICA

De 6 a 17 de setembro
Terças, sextas e sábados, às 19h

Fundição Progresso
(Palco Arena)
R. dos Arcos, 24 – Lapa, Rio de Janeiro (RJ)
Lotação: 5.000 pessoas

. TEATRO GLAUCE ROCHA*
Espetáculos de Música Popular

De 3 a 14 de agosto
Quarta, quinta, sábado e domingo, às 19h30

*Teatro Glauce Rocha
Avenida Rio Branco, 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Lotação: 202 pessoas

*Excepcionalmente, o teatro irá receber a programação da Sala Funarte Sidney Miller.

Realização: Centro da Música da Funarte (Cemus)


*Todos os eventos têm entrada franca.

Nina Wirtti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *